Padronização das Polícias Militares Mirins é discutida em seminário da Coordenadoria de Atividades Sociais PM/RO

WhatsApp Image 2020-03-02 at 09.51.03

As normatizações e diretrizes que nortearão as ações e atividades das Polícias Militares Mirins em todo o Estado de Rondônia foram debatidas entre os dias 25 a 28 de fevereiro no Centro de Treinamento da Emater, no município de Ouro Preto do Oeste, (CENTRER).

No seminário participaram comandantes e coordenadores dos Projetos Sociais da Polícia Mirim, sendo que durante a elaboração das atividades foi realizado o resgate histórico das “Guardas Mirins” do Estado de Rondônia, projeto desenvolvido pela Polícia Militar de Rondônia-PMRO, sendo identificado que na cidade de Ariquemes no ano de 1984, teria ocorrido as primeiras atividades de “Guardas Mirins” com a denominação de C.A.M.P.A, Círculo de Amigos Patrulheiros de Ariquemes.

WhatsApp Image 2020-03-02 at 09.51.03 1 copy

O Projeto Polícia Militar Mirim atualmente vem sendo desenvolvido por policiais militares (voluntários), em conjunto com associações nos municípios que apoiam estas iniciativas. Foram estabelecidas em conjunto com todas as 18 associações presentes, a padronização da nomenclatura do Projeto, que em muitos lugares eram conhecidos por “Guardas Mirins, Agentes Mirins e Polícia Mirim, sendo que a partir desse encontro, passam a ser denominadas de POLÍCIA MILITAR MIRIM”.

Além do nome, também foram normatizados os demais documentos dentre os quais: (Editais de Ingresso no Projeto Polícia Militar Mirim), Regulamento de Promoções, Manual do Aluno, Uniformes e insígnias, Grade Curricular de formação básica que compreende disciplinas como ECA – Estatuto da Criança e Adolescente, TFM – Treinamento Físico Militar, Ordem Unida, compreendendo uma grade de 280h complementadas com atividades extracurriculares desenvolvidas em 09 meses.

Durante a solenidade encerramento ocorrido na manhã da última sexta-feira (28) o Major PM Frota comandante do 2º BPM destacou a importância dessa padronização e legalização das atividades, tanto para corporação, quanto para a própria comunidade. Frisando que “ essa padronização é um marco na história do Projeto e da Polícia Militar”, pois se torna a primeira Polícia a normatizar as atividades da Polícia Militar Mirim no Brasil, e certamente servirá de parâmetros para as demais Polícias Militares.

Os ganhos para a sociedade através do desenvolvimento de ações preventivas foi destacado pelo coordenador adjunto da Coordenadoria de Atividades Sociais da PM-RO, Major PM Marcelo Victor Duarte que parabenizou aos participantes destacando a importância desse encontro para a padronização da Polícia Militar Mirim, pois proporciona oportunidades para a formação dos jovens que integram o programa.

A solenidade de encerramento contou com a presença do Coronel PM, Sena, subcomandante da Coordenadoria Regional de Policiamento II, Major PM Yuri Frota, Comandante do 2° BPM, 1º Tenente PM Sassamoto, comandante do Grupamento de Policiamento de Presidente Médici, Cap PM Aldeniza Barbosa representando o Comando do 6º BPM, Ten PM Daniel representando o Comandante da CIPO Buritis, Ten PM Rogério representando o 5º BPM, Cap Psicóloga Magda Tatagiba, Cap Psicóloga Gleiciane Benfica e demais autoridades.

Fonte: Coordenadoria de Atividades Sociais PM/RO