Contribuir para a formação de cidadãos responsáveis por meio de iniciativas e ações voltadas à interação, formando uma base jovem consciente de seus direitos e deveres, esse é o objetivo do ‘Projeto PM na Escola’ que atende cerca de 1.300 alunos. O projeto é realizado pela Polícia Militar de Rondônia –PMRO, e conta com palestras educativas sobre prevenção às drogas, violência doméstica, bullying, noções de trânsito, relacionamento social e noções de civismo.
O ‘Projeto PM na Escola’ é desenvolvido pelo 5º Batalhão de Polícia Militar de Rondônia (Batalhão Belmont) e já iniciou os preparativos para o retorno das atividades em 2020, nos dias 12 e 13 de março. Atualmente, o projeto é desenvolvido para estudantes do 6°, 7° e 8° anos do ensino médio das escolas Ulisses Guimarães e Maria Carmosina Pinheiro, na zona leste da capital.
Durante os momentos cívicos, são ministradas instruções de ordem unida, com hasteamento das bandeiras do Brasil e de Rondônia, entoação dos hinos nacional e estadual; noções de liderança e proatividade, através dos alunos xerifes, que são escolhidos a cada duas semanas e têm a missão de liderar os colegas de classe e desenvolver as tarefas designadas.
Conforme explica o coordenador do projeto, Cabo PM Miranda, “essas ações preventivas no ambiente escolar, além de incentivar o respeito, a disciplina e o desenvolvimento de atributos como liderança, contribuem para o resgate da ética e cidadania, fatores muito importantes para o convívio em sociedade”.
O projeto é desenvolvido nas duas escolas desde 2018, e já alcançou índices muito positivos quanto à participação dos alunos nas aulas, respeito aos professores e colegas, bem como aumento significativo nas notas escolares e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O ‘Projeto PM na Escola’ é realizado pelos policiais militares: Cabo PM Miranda, Cabo PM Jéssica, Cabo PM Valderi, Cabo PM Ualans, Soldado PM Lucas Silva.
Fonte: Seção de Comunicação Social do 5º BPM
Texto: SD PM Adriane
Fotos: CB PM Miranda e SD PM Adriane