A Polícia Militar de Rondônia-PMRO apresentou, na manhã de terça-feira, 04, aos produtores rurais de Alto Paraíso o Programa Segurança Rural, que objetiva levar mais segurança ao homem do campo. O projeto piloto é realizado numa região rural de Ariquemes em parceria com a sociedade civil organizada.
O comandante – geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, participou da reunião ouviu os anseios dos produtores e colocou a Polícia Militar à disposição de todos.
Durante a reunião destacou que a Polícia Militar busca mais formas de prevenção e combate a criminalidade e que o Segurança Rural encontra-se em fase de implementação, mas já alcança resultados positivos no perímetro rural em que foi delimitado sua atuação, pois os crimes reduziram nesta área.
Ao término da reunião o comandante-geral se reuniu com os policiais militares do Grupamento de Alto Paraíso, em seguida visitou o quartel do Distrito Bom Futuro e também se reuniu com os policias desta localidade.
O Estado de Rondônia possui 13 mil quilômetros de estradas vicinais, desta quantidade 6 mil estão na área da região Vale do Jamari, atenta a esta peculiaridade, em 2019 a Polícia Militar do Estado de Rondônia com o objetivo de levar mais segurança ao homem do campo criou o Programa de Segurança Rural.
Programa de Segurança Rural
Utiliza equipamentos modernos que possibilitam um melhor atendimento ao homem do campo e reforça o policiamento na zona rural. Os policiais militares coletam os dados pessoais dos proprietários e funcionários, realizam o mapeamento de informações sobre maquinários, implementos agrícolas e marca do gado pertencente a cada propriedade.
Os dados são lançados em um sistema e cada propriedade recebe o seu número e uma placa de identificação. Em caso de emergência, o produtor aciona a Polícia Militar, informa o seu número e as coordenadas geográficas da propriedade já estarão salvas para o deslocamento da patrulha.
Fonte: 7º BPM