Avanços na educação policial militar e novos investimentos para a corporação marcam passagem de comando

capa copy

Com palavras de gratidão e com um trabalho exemplar na formação, aperfeiçoamento e especialização dos policiais militares durante aproximadamente 02 anos, o coronel PM Herton Dantas de Freitas passou o comando do Centro de Ensino (CE), na tarde desta quinta-feira, 30, para o Major PM Washington Soares Francisco, com a presença do comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa e secretário de Estado da Secretaria Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá.

1

A solenidade aconteceu no CE, na qual foram destaques os avanços na educação e formação policial militar como: os 04 Cursos de Formação de Cabos; 03 Cursos de Formação de Sargentos; 02 Cursos de Habilitação de Oficiais Administrativos (CHOA); e 02 Cursos de Aperfeiçoamento de Sargento (CAS), durante a trajetória dos 18 meses em que o coronel Herton esteve à frente do Centro de Ensino.

WhatsApp Image 2020-01-30 at 20.27.31 copy copy

Como parte do planejamento operacional da corporação a mudança vem proporcionar ao oficial a rotatividade e renovação da sua carreira e funções. O coronel PM Herton irá assumir a Coordenadoria de Ensino da Polícia Militar de Rondônia e o Major PM Washington que esteve a frente do comando do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) por mais de 2 anos assumirá a chefia do Centro de Ensino.

O comandante geral da Polícia Militar (PM), coronel PM Ronaldo, lastimou a perca do ex-comandante da Polícia Militar, coronel PM Honorato, e que toda corporação encontra-se de luto.

2

Contudo, o coronel PM Ronaldo destacou que o serviço policial militar necessita prosseguir, ocasião que agradeceu os serviços prestados e relatou: “todas as atividades realizadas durante o período em que o coronel PM Herton esteve a frente do CE refletem o empenho, dedicação e o comprometimento. E para dar continuidade e implementar as atividades no CE acreditamos que o Major PM Washington tem  potencial e conhecimento profissional, além da lealdade, disciplina, honradez, moralidade e probidade que conduz sua trajetória profissional”, disse.

3

Com uma carreira pautada no serviço operacional, o trabalho no Centro de Ensino foi considerado pelo coronel PM Herton um desafio. “Quando o comandante geral me confiou a chefia do Centro de Ensino no dia 30 de junho de 2018, esse momento foi considerado por mim um divisor de águas, pois desde que entrei na corporação sempre vinha atuando em missões na área operacional. Porém, o CE me mostrou na verdade que é aqui onde tudo começa, é aqui onde a gente precisa se dedicar ainda mais para que se tenha um resultado de exímia qualidade na rádio patrulha (RP), com nossos batalhões especializados e na administração”.

Investimentos e Melhorias

WhatsApp Image 2020-01-30 at 20.25.02

Os investimentos na área de segurança e na formação policial militar foram ressaltados durante a solenidade. “Estamos hoje dentre as melhores corporações do Brasil, nosso Estado utiliza da tecnologia em prol do combate ao crime, com o uso da tecnologia embarcada, realização de Termos Circunstanciados (TCO), dentre outros. A parceria com a Sesdec juntamente com o governador do Estado, coronel PM Marcos Rocha tem proporcionado efetivação do planejamento e o reflexo na tropa,”disse o coronel Ronaldo.

O horizonte da ampliação de novos investimentos na área de segurança pública foram evidenciados pelo secretário de Estado da Secretaria Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, que lastimou a perca do colega, coronel PM Honorato, que também foi secretário da Sesdec. A posteriori, parabenizou o coronel PM Herton pelo trabalho frente ao Centro de Ensino, e desejou boas vindas ao Major PM Washington que possui uma carreira de ascensão profissional.

WhatsApp Image 2020-01-30 at 20.28.13

Na ocasião falou sobre as possíveis melhorias nas salas de aula do CE que estão em pauta para serem tratadas, e a respeito licitação de novas caminhonetes para substituição da frota, assim como sobre o investimento em mais tecnologia. “Estamos finalizando a licitação e no contrato das novas caminhonetes e conseguimos agregar mais tecnologias para dar mais transparência, mais qualidade e condições do serviço para nossos policiais nas ruas. Tudo isso por um preço bem menor do que nós pagávamos até estamos pagando até o final do contrato, o que vai gerar uma economia de aproximadamente 11 milhões de reais que serão certamente destinados a outros investimentos para a segurança pública”.

A solenidade aconteceu no Centro de Ensino e contou com a presença do o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres, o subcomandante geral, coronel PM Rildo José Flores; o chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida, o Secretário de Estado da Secretaria Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, e oficiais comandantes de outros batalhões e praças.

WhatsApp Image 2020-01-30 at 20.24.29

WhatsApp Image 2020-01-30 at 20.27.11