A capacitação dos profissionais de segurança pública tem sido uma das prioridades da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO) que iniciou o ano colocando em prática o Curso de Força Tática, com atividades desenvolvidas pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A aula inaugural aconteceu na manhã de quinta-feira, 9, durante solenidade ocorrida no auditório do Ministério Público. O Curso conta com 43 alunos das Polícias Militares de Rondônia, Maranhão, Amazonas, Acre, além de Policiais Penais Estaduais e Federais. As instruções serão realizadas até o dia 9 de fevereiro, conforme programação apresentada pela coordenação do curso.
Segundo destacado durante a aula inaugural, o Curso de Força Tática objetiva capacitar os profissionais de segurança pública das diversas Unidades da PMRO, proporcionando conhecimentos técnicos básicos necessários para operar nas missões desempenhadas pela Força Tática. Os policiais participantes do curso serão especializados nas diferentes áreas de emprego do segundo esforço de atuação policial, através da inserção de conhecimentos doutrinários específicos a fim de que exerçam de maneira técnica o policiamento tático, proporcionando a manutenção da ordem pública.
Estiveram presentes à solenidade de início do curso o comandante da PMRO, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; o subcomandante, coronel PM Rildo José Flores; o chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; o comandante do 1º BPM, major PM Carlos Gomes; bem como outras autoridades civis e militares.
A Força Tática se apresenta, atualmente, como uma ferramenta essencial entre as alternativas de emprego policial militar, uma vez que se traduz em uma tropa especializada a dar resposta imediata a qualquer tipo de ilícito que possa vir a constranger a população.
O comandante da PMRO, coronel Ronaldo, destacou todo o planejamento desenvolvido pelo comandante do 1º BPM, Major Carlos Gomes, para a realização do curso que busca trabalhar atividades dentro da técnica e tática, visando capacitar os policiais. “Serão dias de muitas atividades e treinamentos. O aperfeiçoamento é destacado no curso de Força Tática, sendo uma força diferenciada na forma de ação, com intuito de especializar os policiais para tomarem as primeiras medidas nas ocorrências mais graves e estabelecer para que exerçam suas atividades de forma segura. Todos terão grande aprendizado”, definiu.
DESTAQUE OPERACIONAL DE DEZEMBRO
Antes do início da aula inaugural, o 1º BPM premiou os destaques operacionais do mês de dezembro de 2019, com a finalidade de homenagear os policiais que se destacam nos serviços operacionais.
Os destaques operacionais do mês de dezembro foram: sargento Adriano Ferreira Paes; soldados Adonis Uelis Modesto Matias e Jani Lúcia Machado Sanches.
Os três policiais militares também receberam elogio por reconhecimento, justiça e comprazimento, pelo excelente trabalho desempenhado no serviço de radiopatrulha da Capital, destacando-se dos seus pares e tornando-se o Destaque Operacional do 1º BPM no mês de Dezembro/2019.
O sargento e os dois soldados atuaram com comprometimento, competência e alto senso de responsabilidade com o serviço policial militar, não medindo esforços em obter êxito nas missões que lhe foram atribuídas no serviço operacional do Batalhão Rondon, obtendo êxito em diversas ocorrências como recuperação de produtos furtados/roubados, tráfico e posse de drogas, recaptura de foragidos, entre outras.
JORNALISTA PAULO RICARDO LEAL
FOTOS – ALUNA SARGENTO PM RAICINALUZ
COORDENAÇÃO – DCOMS