Novos instrutores para o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência são formados

WhatsApp Image 2019-12-26 at 12.38.47

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência- PROERD, realizou no período de 16 a 23 de dezembro de 2019, em Cacoal, o Curso de instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência – nos currículos Proerd pais e Proerd Kids, contemplando a qualificação de 36 instrutores de várias cidades do Estado. Após essa capacitação, os instrutores passarão a atuar nos respectivos currículos com objetivo de orientar os alunos da séries iniciais às práticas adequadas para a segurança pessoal. A cerimônia de encerramento do curso contou com presença do chefe do Estado Maior Geral, coronel PM Alexandre Almeida, bem como outras autoridades.

Já o Proerd pais criam estratégias de como evitar os problemas que as drogas causam em um período de mudanças “adolescência” de seus filhos. O encontro foi proporcionado com apoio da Secretaria Estadual de Educação – SEDUC, que disponibilizou os meios para a realização da capacitação nos aludidos dias. A equipe de facilitadores foi composta por polícias militares do Centros de Treinamento das Polícias Militares dos Estados de Pernambuco, tais como: tenente coronel Jairo (Facilitador), sub PM Dantas (Maranhão-Mentor), 2º sargento Cristina Ferri (Pedagoga- Mato Grosso) 2º sargento Charles (PMRJ-Mentor), soldado PM Assunção (PMRS-Mentor) e soldado PM Rafael (PMPI-Mentor). As atividades foram divididas nos respectivos currículos voltadas à metodologia na ótica lúdica para as séries iniciais e na ótica andragógica para os adultos todas trabalhadas dentro da versão Americana do Keepin in Real.

O Programa em seus 19 anos de atuação tem consolidado as atividades de prevenção primária ao uso de drogas, desenvolvidos pela Polícia Militar de Rondônia (PMRO) através da Coordenadoria de Atividades Sociais, em parceria com rede Estadual e Municipal de ensino. As atividades contam com a presença do Policial Militar no ambiente escolar com atividades voltadas a instruir os alunos a dizer não às drogas.

Segundo a coordenação do Proerd, a parceria entre (Escola, Família e Polícia) tem contribuindo para que crianças e adolescentes cresçam em um ambiente longe das drogas, auxiliando para a formação ética e moral de nossos jovens tornando-os cidadãos críticos capazes de auxiliar no processo de construção de uma sociedade livre das drogas.

Na solenidade de encerramento os instrutores forma agraciados com a Medalha Grau Bronze do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, como forma de reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade rondoniense na área preventiva sendo que estiveram presentes no curso 2 policiais militares do Estado do Mato Grosso.

Em Rondônia, o PROERD está sendo desenvolvido há 19 anos e conta com a parceria da Secretaria Estadual de Educação, Secretarias Municipais de Educação e demais parceiros. O calendário de formaturas para este final de ano contemplou as cidades de Guajará Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Cacaulândia, Monte Negro, Alto Paraíso, Jaru, Theobroma, Ouro Preto, Buritis, Ji-Paraná, Cacoal, Ministro Andreazza, Alvora D’oeste, Presidente Médici, Espigão D’Oeste, Colorado D’oeste, Rolim de Moura, Cabixi e Vilhena formando mais de 6.000 alunos que farão parte dos mais de 273.507 alunos atendidos pelo Proerd nos currículos: Proerd séries iniciais, Proerd 5º ano Proerd 7º ano e Proerd pais além de palestras.

WhatsApp Image 2019-12-26 at 12.38.47

WhatsApp Image 2019-12-26 at 12.38.47 1