Na manhã de quinta-feira, 26, no Comando Geral da Polícia Militar de Rondônia, uma comitiva de policiais militares do Batalhão de Choque (BPChoque) presidida pelo comandante Major Arivabene, compareceu para entregar o brevê do curso de Cinotecnia realizado na cidade de Cacoal pelo 4° Batalhão, encerrado no último dia 20, bem como a moeda oficial da atividade de ensino ao Comandante Geral, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.
Na oportunidade, o coronel Ronaldo assinou os certificados dos concludentes, bem como também registrou algumas fotos com os presentes, inclusive com a presença de Derick, cão de raça Pastor Alemão de duplo emprego para faro de entorpecente, busca e captura. O animal participou do Curso sendo utilizado nos treinamentos.
CURSO
Foram ao todo 21 formandos, sendo 19 policiais militares, 1 bombeiro militar e 1 policial rodoviário federal. Os mesmos foram submetidos a um intenso treinamento nos 47 dias de atividade de ensino, de 4 de novembro a 20 de dezembro de 2019. Com um total de 300 horas/aula, os formandos tiveram a oportunidade de assimilar os conhecimentos técnicos nas disciplinas de: treinamento físico com cães, teoria canina, noções de medicina veterinária, psicologia canina, emprego policial militar do cão, técnica e prática de adestramento, noções técnicas de faro e administração de canis.
CINOTECNIA NA PMRO
O histórico de formação de cinotécnicos na Policia Militar de Rondônia não é recente. No 2° semestre do ano de 1997, aconteceu um curso de Cinotecnia também em Cacoal, no Canil Central do 4° BPM. O Curso foi de 4 meses de duração, com um turno aproximado de 20 militares. Hoje no atual comando da corporação, o Comandante Geral, Coronel Ronaldo e o Chefe do Estado Maior Geral, Coronel Almeida vivenciaram o curso como alunos na época.
Ao final da visita, o coronel Ronaldo parabenizou os novos cinotécnicos da Corporação: “Sigam firmes no propósito de formar novos especialistas na área. O Comando da Corporação estará sempre apoiando. Parabéns por essa nova etapa em suas carreiras dentro da caserna” disse o Comandante Geral.
Texto: Capitão Miranda
Fotos: Aluna a Sargento Raicinaluz