A guarnição da Polícia Militar em Alto Paraíso recebeu ligação de integrantes do Núcleo de Inteligência do 7º BPM (Ariquemes-RO) informando que uma caminhonete Ford Ranger, cor preta, placa NZY-4341 estaria se deslocando de Ariquemes ao município de Alto Paraiso e que, segundo informações fornecidas pela PRF, o veículo estaria transportando certa quantidade de substância entorpecente. De posse das informações iniciais, foi realizada barreira na RO 459, porém, como o referido não passou pela barreira, os policiais militares se deslocaram pela rodovia e encontraram os integrantes do Núcleo de Inteligência – NI que se deslocavam de Ariquemes até o município de Alto Paraíso.
Segundo relatado no Boletim de Ocorrência, a guarnição e o Núcleo de Inteligência, se deslocaram até Alto Paraíso, passando em frente ao bairro Novo Horizonte, a guarnição do NI avistou a caminhonete Ford Ranger saindo de uma residência próximo à rodovia. O veículo foi abordado pela guarnição do Núcleo de Inteligência e pela guarnição pertencente ao município de Alto Paraíso, composta pelo SGT PM Daniel, SGT PM Ivon, CB PM Miranda e SD PM Tales.
O veículo Ford Ranger era conduzido pela uma mulher com o nome de iniciais J.C.F.. Perguntado sobre a caminhonete, a mesma relatou que estaria com seu marido que chegou em casa por volta das 12h, porém, logo entrou em contradição, informado que havia acabado de chegar. Diante dos fatos, a mesma concordou em acompanhar estas equipes policiais até a sua residência para entrar em contato com seu esposo, sendo que a mesma foi na caminhonete Ford Ranger desacompanhada.
Chegando ao local, a mulher abriu o portão e ao avistar os policiais fardados, dois suspeitos saíram correndo por trás da casa, sendo que um deles foi abordado ainda dentro do terreno e o outro pulou o muro da residência, sento abordado por um policial do Núcleo de Inteligência. Identificados pela inicias de A.C.A. e L.M.S. estavam em volta de um Fiat Strada vermelho antes de iniciar a fuga. Apenas foi encontrado no local o indivíduo E.D.F que também estava mexendo no veículo Fiat Strada. Após abordagem e revista pessoal nos envolvidos, nada foi encontrado. Realizado revista nos veículos (Ford Ranger e Fiat Strada), foram encontrada vários tabletes de substancias aparentando ser entorpecente na carroceria do veículo Fiat Strada, cor vermelha, placa NBX-8681, município de emplacamento Jaru-RO e outra quantidade escondida entre a lataria e a proteção de caçamba do referido mesmo veículo, totalizando a quantia de 38.500 Kg (trinta e oito quilos e quinhentos gramas). Foi realizado ainda buscas na residência e, no entanto, nada de ilícito foi encontrado.
Em razão da envolvida estar grávida e bastante nervosa, os policiais acionaram uma viatura do Hospital Local para examinar seu estado de saúde e, posteriormente, sendo conduzida ao Hospital, medicada e liberada em seguida pelo médico. L.M.S declarou que um indivíduo não identificado deixou essa droga em sua residência no domingo (17/11/2019), e que na data de segunda (18/11/2019), o envolvido A.C.A, esteve em sua casa para receber a droga e que presenciou quando o mesmo escondia a droga no veículo Fiat Strada, porém ficou com medo de ligar para a polícia. Essas declarações de L.M.S foram gravadas na Body Cam de nº 25698. Foi constatado que alguns tabletes estão cortados, provavelmente em razão do manuseio da droga pelos autores desta ocorrência.