Uma ocorrência inusitada aconteceu no final da noite de quinta-feira (03), no Distrito de Calama (Baixo-Madeira), quando a guarnição composta pelo CB PM FABIANO, SD PM ERNANE e apoio do SGT PM PAIVA, por volta de 23h atendeu a um chamado de um cidadão que foi até o Quartel informando que uma senhora estava em trabalho de parto e que no posto de saúde a única “ambulancha” (embarcação utilizada como transporte de emergência) estava com problemas mecânicos e sem combustível.
Segundo o solicitante, no posto não havia médico para fazer o parto, apenas uma técnica de enfermagem. Imediatamente os policiais foram até o local onde a gestante estava e constataram a gravidade da situação de um parto iminente. Mesmo sem os recursos adequados para fazer o deslocamento e o horário noturno ser o mais perigoso para navegar, pois a visibilidade é quase zero e o nível do rio está baixo prejudicando e tornando mais crítica a navegação, os policiais procederam o socorro à gestante acompanhada de sua mãe.
Na voadeira da Polícia Militar por volta das 23h40, na metade do trajeto chuvoso, no meio do grandioso rio Madeira, a gestante entrou em trabalho de parto por volta de 0h30 restando aos policiais realizarem um parto emergencial, mesmo sem recurso, vindo ao mundo a pequena EVELYN pelas mãos do SD PM ERNANE. Após o parto os policiais tomaram todo cuidado possível para que mãe e filha não desenvolvessem um quadro de hipotermia, devido aos efeitos do frio aliado à chuva, e ainda a fragilidade da recém nascida.
Para dificultar ainda mais a situação a voadeira acabou encalhando em um banco de areia, mas o preparo psicológico dos policiais militares aliado à perícia do piloto, SGT PM Paiva, foi primordial nessa hora, pois conseguiram, manter as conduzidas estáveis, enquanto a equipe desencalhava a embarcação e prosseguiram por mais uma hora de viagem até a cidade de Humaitá onde a equipe de saúde deu o apoio necessário às pacientes.
A equipe médica elogiou os policiais pelos procedimentos adotados, pois mãe e filha chegaram em boas condições de saúde e sem complicações pós parto, apesar de todas as condições adversas enfrentadas.
Ocorrências como estas evidenciam o comprometimento dos militares, literalmente enfrentando qualquer adversidade para proteger aos cidadãos.
Batalhão Rondon