Com o objetivo de garantir a efetividade da atuação do policial militar nas atividades, bem como capacitar e reforça o compromisso da Segurança Pública em manter o efetivo sempre bem preparado e com o nível de atuação elevado, o 1º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Rondon) realizou mais um período de aprimoramento de técnicas durante a Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) abordando Primeira Intervenção em Crise, com a participação de 11 policiais, visando garantir a qualidade dos serviços prestados à sociedade e manter o alinhamento da Corporação.
A formatura de encerramento da Instrução de Nivelamento aconteceu na manhã de segunda-feira, 30, no próprio Batalhão Rondon, com a presença do coordenador do Comando Regional de Policiamento (CRP-I), coronel PM Drayton Florêncio da Silva; do comandante do 1º BPM, major PM Carlos Alberto Gomes.
Segundo apresentado pelo 1º Batalhão, a Instrução de Nivelamento tem como finalidade adquirir conhecimentos técnicos sobre como atuar em ocorrências de crise, especificamente no que tange aos procedimentos a serem adotados pelo primeiro interventor. É de fundamental importância que o primeiro interventor tenha conhecimentos das técnicas ao se deparar com uma crise, ou seja, diante do perigo em que terá que minimizar os riscos, além de dominar as ações técnicas que possam ser adotadas.
A Instrução de Nivelamento contou com a participação de 11 policiais militares do 1º BPM oriundos das mais diversas atividades desempenhadas pelo Batalhão, tanto operacional quanto administrativa, incluindo militares que compõem o efetivo do Baixo Madeira. As atividades foram realizadas no período de uma semana, com nível elevado de instruções que contemplam diversas áreas do conhecimento, desde a psicológica até as atividades práticas de simulação de ocorrências de crise.
Durante a formatura de encerramento da Instrução de Nivelamento, também foram recepcionados os novos policiais militares oriundos do Curso de Formação de Soldados 2018/19, curso Governador coronel Jorge Teixeira de Oliveira. Os novos soldados que serão lotados na Capital estão à disposição do CRP-I, conhecendo as Unidades Operacionais para que possam verificar na prática a rotina do Batalhão, conhecendo os serviços administrativos e operacionais da Unidade.