O major PM Jansen Ribeiro Martins assumiu o comando do 6º Batalhão de Polícia Militar, sediado no município de Guajará-Mirim, em substituição ao tenente coronel PM Cláudio Roberto Giffoni. A troca de comando acontece na manhã de terça-feira, 24, durante formatura militar com a presença do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, bem como de outras autoridades civis e militares.
Durante a troca de comando foi concedida Menção de Elogio ao tenente coronel Cláudio Roberto Giffoni da Silva pelos relevantes serviços prestados ao 6º Batalhão de Policia Militar – Batalhão Mamoré – cujo exercício de comando impõe condição de reconhecimento aos trabalhos desenvolvidos durante o efêmero período em que esteve na vanguarda da Unidade Operacional, fazendo-o benemérito da referência.
O ato de reconhecimento profissional ao tenente coronel vai ao encontro do desempenho no período em que esteve no fronte do Batalhão Mamoré, cuja prática materializa através da menção elogiosa, os mais sinceros votos de admiração e respeito, pela disposição demonstrada ao Comando Regional e a tropa que lhe foi confiada.
O tenente coronel Giffoni, durante o período em que esteve à frente do 6º BPM, procurou equacionar as necessidades com moderação e controle, ajustando os recursos às suas finalidades, bem como desdobrando e articulando as ações de polícia ostensiva, com determinação, de forma a instruir a tropa dentro de uma dinâmica regular e firme, com fito de prover a manutenção da competência sobre a área atribuída.
A Portaria de Designação de Oficial foi assinada pelo comandante-geral da PMRO. Ao se pronunciar, o comandante-geral destacou todo o trabalho desempenhado pelo tenente coronel Giffon e desejou sucesso na missão atribuída ao major PM Martins, nas funções inerentes ao cargo de comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, a contar de 24 de
Promovido ao posto de major em agosto deste ano, o novo comandante do 6º BPM possui os seguintes cursos: Formação de Oficiais da Reserva da Arma de Cavalaria, no Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – NPOR, do 16° Regimento de Cavalaria Mecanizada, realizado em 2000; Curso de Formação de Soldado, da Polícia Militar da Paraíba, no ano de 2005; Curso de Adaptação de Oficiais, da Polícia Militar de Rondônia, no ano de 2010; Curso de Policiamento Especializado em Área de Fronteira, realizado no estado do Amapá, no ano de 2013; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, CAO, realizado no Estado de Rondônia, no ano de 2019.
Em sua trajetória militar, o major Martins exerceu as seguintes funções: No Exército Brasileiro – Comandante Pel C MEC; e Instrutor NPOR. Na PMPB – motorista, patrulheiro e comandante de Guarnição de Radio Patrulha; integrou o Pelotão Choque/ Força Tática do 5° BPM, sediado em João Pessoa. Na PMRO – Chefe da Seção de Logística – P4, no 5° BPM; comandante do 1° Cia PO, no 6° BPM; comandante do Grupo de Operações Especiais do 6° BPM; subcomandante do 6° BPM; comandante do Grupo de Operações Especiais do 8° BPM, em Jaru; comandante do 1° Cia PO. 8° BPM em Jaru; subcomandante do 8° BPM em Jaru; subcomandante do 10° BPM em Rolim de Moura.