No último final de semana, a população de Cacoal ficou assustada quando começaram a circular, através das redes sociais, imagens e informações sobre furtos e vandalismos registrados em algumas escolas de Cacoal, entre elas Escola Clodoaldo, Carlos Gomes e Aurélio Buarque de Holanda. Além de furtarem diversos objetos, entre eles notebooks e outros aparelhos eletrônicos, os infratores vandalizaram as instituições de ensino. Imagens de portas destruídas, armários revirados e salas cobertas pelo pó de extintores de incêndio deixaram os cacoalenses chocados.
Ciente da onda de crimes, todas as guarnições policiais foram orientadas a intensificar o patrulhamento próximo às escolas. Na tarde desta segunda-feira (02), as patrulhas foram acionadas após o registro de um furto, no bairro BNH. A primeira guarnição a checar avistou três rapazes tentando fugir pelo matagal e, com o apoio de outras guarnições, realizaram um cerco policial. Três jovens, com idades entre 15 e 16 anos, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Cacoal.
Confrontados com as imagens das câmeras de segurança das escolas, os jovens confessaram a prática de vandalismo e furto. Segundo eles, os objetos foram repassados para receptadores, que fazem a venda de produtos furtados e roubados pela cidade. Além disso, conforme um dos adolescentes, um dos notebooks furtados foi entregue em uma boca de fumo para quitar dívidas de drogas.
Após serem conduzidos à Delegacia, os jovens foram soltos e responderão aos crimes em liberdade.
Giliane Perin – 4° Batalhão de Polícia Militar em Cacoal