Com o objetivo de oferecer um espaço de fala e escuta sobre as principais temáticas do contexto de saúde, bem como estimular a elaboração de estratégias de enfrentamento e incentivar o hábito do autocuidado, promovendo o protagonismo na promoção de saúde, a Polícia Militar de Rondônia realizou na última semana, em Porto Velho, o I Simpósio de Saúde Física e Mental, com ações desenvolvidas pela Diretoria de Serviços Sociais (Diss), com o tema: Desafios e Perspectivas da Saúde Psicossocial do Policial Militar.
Segundo apresentado pela Diss, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos. Em Porto Velho entre os anos de 2015 a 2018, 131 pessoas tiraram a própria vida. Destes, 107 eram homens.
Segundo pesquisa realizada na Polícia Militar do Rio de Janeiro, os principais motivos para a tentativa de suicídio são: questões familiares, aos conflitos no ambiente de trabalho, a questões de saúde e, por último, a problemas financeiros. Esse tema precisava ser colocado em pauta.
Sobre o evento pode-se afirmar que não foi fácil juntar os seis melhores especialistas do tema saúde mental, mas com esforço, conversa e dedicação o evento obteve resposta positiva ,com a coordenação agradecendo a Dra Dayse Miranda, Cel PMESP Motooka, Cel EB Teixeira Jr, Cel PMPB Onivan, Maj PMESP Hugo e Maj PMERJ Letícia que se deslocaram de suas cidades para abrilhantar esse evento.
Aos Policiais Militares espera-se que exerçam o ensinado no simpósio e estendam as mãos aqueles que precisam.
O Simpósio contou com a presença do comandante-geral da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do secretário da Sesdec, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; dentre outras autoridades civis e militares que lotaram o auditório da Uniron Campus III.