Proerd forma mais de 270 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar

WhatsApp Image 2019-08-09 at 15.15.37

Mais de 270 estudantes do 5º ano e 7º ano do ensino fundamental do Colégio Tiradentes da Polícia Militar participaram na quinta-feira, 8, da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Ao fazer uso da palavra o coronel Bombeiro Militar Rodrigues, pai de uma das alunas contempladas com o programa, enfatizou a importância do Proerd para auxiliar famílias e escolas na formação dos jovens.

“É muito gratificante ver tantas crianças tendo a oportunidade de conhecer os riscos decorrentes das drogas, e aprenderem a fazer escolhas conscientes para suas vidas. O Proerd entra nas escolas como um complemento valioso, auxiliando na formação de seres humanos mais preparados e equilibrados”, pontuou.

A Coordenadoria de Atividades Sociais, neste ato foi representada pelo Coordenador Adjunto capitão PM Marcelo Vitor Duarte, e o Departamento Proerd/JJC/Polícia Mirim pelo tenente PM Dias. O capitão Marcelo explicou aos pais que o Programa é desenvolvido pela Polícia Militar, em parceria com a Seduc. “É um programa internacional, presente em 58 países. Há 27 anos chegou ao Brasil e, em Rondônia está há 18 anos, registrando aqui a marca de 270.00 atendimentos até o momento.

O instrutor 3º sargento PM Cleiton destacou que: as mais de 270 crianças e adolescentes formados em no Colégio Tiradentes participaram, ao longo deste semestre, de um total de 10 encontros, coroados com a formatura e entrega de certificados nesta quinta. A aluna Rebeca Souza Silva, do 5º ano A, destacou em sua redação que “com o Proerd me sinto uma criança responsável para não cair nunca nas drogas” tendo sido uma das contempladas com a Medalha Aluno destaque Proerd.

Sobre o programa

O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática nas redes de ensino público (municipal e estadual), privado e conveniado, com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência. Nele, são desenvolvidos quatro currículos, sendo para: Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º Ano ; 7º Ano e o Currículo para Pais e Comunidade. De acordo com a Polícia Militar, o Currículo Base do programa é o do 5º Ano, tendo em vista que, nesta fase, as crianças de encontram cheias de curiosidades e, em sua maioria, ainda não tiveram contato com as drogas.

O programa é oferece atividades educacionais em sala de aula, que inserem nas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver suas potencialidades, auxiliando na conscientização para o exercício de sua cidadania.

A solenidade de formatura foi prestigiada pelo coronel BM Silvio Luís Rodrigues da Silva; capitão PM Jeferson Pires, diretor do Colégio Tiradentes; capitão Marcelo Vitor Duarte, Coordenador Adjunto da Coordenadoria de Atividades Sociais; tenente Dias, responsável pelo Departamento Proerd/JCC/Polícia Mirim; tenente Tágua, Diretor Administrativo do CTPM, entre outras autoridades.

WhatsApp Image 2019-08-09 at 15.15.37

WhatsApp Image 2019-08-09 at 15.15.19