Agosto Dourado: reflexões e importância do aleitamento materno são destacadas com ações do Departamento de Saúde da Polícia Militar

camara

O mês também e agosto é conhecido como Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. É nesse sentido que a Polícia Militar do Estado de Rondônia, com ações do Departamento de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (Deso), desenvolve atividades que buscam fomentar o incentivo ao aleitamento materno. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Dessa forma, a Capitã Engel Maydionaha Silva destacou a importância do projeto Agosto Dourado que se estenderá até sexta-feira, 9, com a realização do 1º Encontro de Aleitamento Materno Coletivo com intuito de troca de experiências da Segurança Pública, como apoio do Bando de Leite, às 18 horas, na Praça de Alimentação do Porto Velho Shopping.

camara

“A Polícia Militar de Rondônia atua na área de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida de seus servidores abrangendo também demais forças da segurança pública do Estado. Estamos focados na realização das ações que visam incentivar o aleitamento materno, demonstrar seus benefícios e chamar atenção da importância de pais e familiares comporem a rede de apoio para a prática deste ato de amor e saúde”, disse a capitã.

A oficial da PM deixou claro que as atividades também possibilitam uma quebra tabus imposto pela sociedade e, dessa forma, demonstrar que o ato de amamentar é gentil, não pejorativo e nem ofensivo aos que presenciam. “Consiste em algo natural que é direito da mãe e dos bebês”, declara.

Segundo informações do Departamento de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, os eventos programados para está sexta-feira, 9, têm início logo pela manhã, mas precisamente às 8 horas, com ciclo de palestras que irá abordar o incentivo ao aleitamento materno – Alimento Padrão Ouro, entre os horários de 8 às 11h30, no auditório da Unisp Centro, localizado na rua Brasília, bairro Areal. A capitã explica que o ciclo de palestra é destinado para servidores de segurança pública, gestantes, mães, pais e pretensos.

Também na sexta-feira, a partir das 18 horas ocorrerá o grande evento de visibilidade de amamentação coletiva e troca de experiências no Porto Velho Shopping e para isso, a Polícia Militar convidou a comunidade para participar das atividades.

“Devemos deixar claro que o mês de agosto é destinado à orientação e conscientização sobre a importância e os benefícios do aleitamento materno, parabéns a todas as policiais responsáveis pelo projeto”, enfatizou a capitã.

O leite materno contém os elementos essenciais e biologicamente adequados para o metabolismo do bebê. A amamentação pode prevenir que a criança tenha diarreia e pneumonia, duas grandes causas de morte infantil. Refletirá também na melhoria das condições de saúde física e mental da criança, prolongando este benefício até a idade adulta.

A capitã Maydionaha ressaltando, inclusive, que o empoderamento do aleitamento materno propõe alcançar a comunidade em geral.

RECONHECIMENTO NA CÂMARA

A proposta ganhou apoio da Câmara Municipal de Porto Velho, que convidou a equipe do Departamento de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida (Deso) para que pudesse receber uma homenagem de Voto de Louvor em reconhecimento pela iniciativa.

WhatsApp Image 2019-08-07 at 11.10.53

WhatsApp Image 2019-08-07 at 13.28.22