Fazendo valer o primeiro eixo de atuação da Polícia Militar do Estado de Rondônia que trata da valorização do policial militar, a Corporação tem colocado em prática os cursos que abrangem o ensino de formação e de aperfeiçoamento e tem como finalidade propiciar a necessária qualificação para o desempenho dos cargos e funções previstos. Recentemente a PMRO formou mais de 400 novos sargentos, concluiu o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e tem em andamento o Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos e, atualmente, tem direcionado as atenções para o Curso de Formação de Cabos, sendo uma iniciativa exclusiva da Polícia Militar, juntamente com o Governo do Estado de Rondônia.
Segundo o comandante da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, a Corporação há tempo vem trabalhando para a realização do Curso de Formação de Cabos fazendo adequações de grades e estudos necessários, ou seja, a parte burocrática, sendo que a expectativa é que ainda este ano seja iniciado o CFC.
O comandante deixa claro que o Curso de Formação de Cabos e os demais promovidos, são inerentes da Polícia Militar de Rondônia, sem nenhuma interferência externa. Muitos parlamentares têm procurado a corporação para discutir, por exemplo, sobre o CFC e o comando-geral tem explicado que a Corporação está trabalhando juntamente com o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, para que o Curso de Cabos seja colocado em prática o mais breve possível.
Vale ressaltar que o Curso de Formação de Cabos é uma atividade realizada por instituições militares com a finalidade de promover soldados à graduação de cabo, habilitando-o ao exercício das funções inerentes a nova graduação. O comandante explica que, no momento, a Polícia Militar está concentrada na conclusão do Curso de Formação de Soldados, com formatura prevista para a segunda quinzena deste mês de agosto. Em resumo, explica o comandante, antes mesmo de possíveis pedidos de parlamentares, a Corporação já está focada no objetivo de garantir o Curso de Formação Cabos.
Para o comandante, a filosofia da Polícia Militar baseia-se nos eixos de atuações que reforçam a valorização do policial militar, análise criminal e policiamento orientado para o problema. Dessa forma, explica o coronel PM Ronaldo, o curso de cabo vai contemplar os soldados que aguardam pela oportunidade, visto que há vagas e, nesse sentido, a PM e o Governo do Estado tomaram a iniciativa para atender a demanda. O próprio comandante vem há meses desenvolvendo o planejamento que visa renovar conhecimentos dos policiais militares da Corporação que objetivam galgar novas graduações.
Jornalista Paulo Ricardo Leal
foto: Cabo PM Raicinaluz