Em um ano de criação, o 9º Batalhão da Polícia Militar (BPM) recuperou cerca de 417 veículos, apreendeu 93 armas de fogo, recapturou 159 foragidos e efetuou 1.179 prisões em flagrante. São apenas alguns números positivos da Corporação de completou seu primeiro ano de atuação com ações abrangendo todos os bairros da zona Sul e distritos de Porto Velho instalados no eixo BR-364. O balanço foi apresentado na manhã de quinta-feira, 1º, durante solenidade de comemoração do 1º aniversário da Unidade da Polícia Militar do Estado de Rondônia que desenvolve a filosofia de valorização do policial militar, análise criminal e policiamento orientado para o problema.
A formatura militar foi realizada em frente ao quartel do 9º BPM, localizado no bairro Cohab, com a presença do comandante-geral da PM, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; do subcomandante da PM, coronel PM Rildo José Flores; do chefe do Estado Maior, coronel PM Alexandre Almeida; do secretário adjunto da Sesdec, Hélio Gomes; do diretor do DER, Erasmo Meireles; do deputado estadual Eyder Brasil, bem como outras autoridades militares e civis.
Conforme lembrado pelo comandante do 9º BPM, capitão Wilton Amorim, o Batalhão foi criado pelo decreto 22.954 de 28 de junho de 2018, em virtude do crescimento populacional de 77% entre os anos de 1993 e 2017 e começou a funcionar dia 20 de julho de 2018 em Porto Velho com sede na UNISP-SUL.
Com efetivo formado por policiais militares oriundos do 1º BPM, 5º BPM, 6º BPM e da extinta Companhia Independente de Polícia de Guarda, que atuam nas modalidades de policiamento de rádio patrulha, Patrulha Escolar, Patrulha Maria da Penha e Força Tática, o 9º BPM ficou responsável pelo policiamento ostensivo na zona Sul de Porto Velho, que possui cerca de 150 mil habitantes e pelo policiamento ostensivo nos distritos de Jaci-Paraná, União Bandeirantes, Nova Mutum, Abunã, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Extrema e Nova Califórnia, que representam, aproximadamente, 18000 km² da área territorial do município de Porto velho e totalizam cerca de 49000 habitantes.
O comandante do 9º BPM destacou que a Unidade homenageou o 2º Sargento PM Silvério Alves Feitosa, assassinado em 10 de setembro de 2012, por criminosos de uma das quadrilhas do novo cangaço. Silvério Alves Feitosa trabalhava em Jaci-Paraná e em sua carreira militar apresentou conduta ilibada, possuía alto conceito entre subordinados, pares e superiores hierárquicos, além de grande prestígio na sociedade em que vivia.
Preocupados em atender melhor a comunidade, o comando procurou ativar uma sede que buscasse os conceitos de Polícia Comunitária e proximidade social. Quando surgiu a antiga sede da 7ª Delegacia de Polícia e que hoje passou a ser sede atua do 9ºBPM.
Atualmente, a exemplo dos demais Batalhões, o 9º BPM atua com a utilização do Mobile, que tem por objetivo dar maior agilidade no atendimento às ocorrências, menor tempo de resposta, maior eficiência, além da integração de operações e a agilidade no atendimento à população. Com a implantação do sistema Mobile, houve um aumentou em 176% o registro de atendimentos.
O 9º BPM demonstra sua magnitude através dos dados estatísticos, onde houve um aumento, no 1º semestre de 2019, de 49% de armas apreendidas, 39% de foragidos recapturados, 139% de prisões por tráfico de entorpecentes, além do aumento de 219% de veículos recuperados.
Ao fazer uso da palavra, o comandante-geral da PM, coronel PM Mauro Ronaldo, destacou o comprometimento dos policiais militares, bem como as ações desenvolvidas na área do 9º BPM. “Agradeço a todos de forma indistinta pelo trabalho e dedicação garantindo maior segurança e, consequentemente, aproximando ainda mais a Polícia Militar da sociedade. Parabéns pela liderança do capitão Amorim (comandante do 9º BPM) pelos resultados positivos alcançados sempre em busca de diminuir o índice de criminalidade”, definiu.
Durante a formatura militar, foi realizada a entrega do diploma “Amigos do Batalhão”, sendo homenageados o secretário da Sesdec, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá; o comandante da PMRO, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa; o subcomandante da PMRO, Coronel PM Rildo Flores; o comandante de Policiamento Regional, CRP l, coronel PM Drayton Florência da Silva; o capitão PM Eder André Fernandes Dias; o 2º tenente PM RR Raimundo Alcimar da Fonseca; a subtenente PM RR Isolde Schneider; o 3º SGT PM RR Luiz Rodrigues Dos Santos; 3º SGT PM Alan Mota Cordeiro. Também foram agraciados os civis: Ricardo José de Oliveira; Júlio César de Oliveira Freitas; Antônio Freitas Marinho; Francisco Fonseca.
O comandante do 9º BPM também destacou a premiação do destaque operacional anual, com objetivo de motivar a dedicação plena ao serviço policial militar. A campanha de valorização e reconhecimento técnico-profissional se apoiam no incentivo que todo profissional que se dedica espera por parte de seus comandantes, pares e subordinados.
A homenagem visa garantir o reconhecimento da Corporação aos militares que se destacarem no exercício de suas atividades de policiamento ostensivo, bem como na manutenção da atividade, auxiliando no engrandecimento do nome da Policia Militar do Estado de Rondônia, junto à população do município de Porto Velho e Distritos, subordinados diretamente à Unidade. Foram homenageados como destaques operacionais os soldados PM Bruno Salustiano Figueiredo da Silva (destaque operacional da 1ª CIA) e Agnaldo Basílio dos Santos (da 2ª CIA).
Fotos – cabo PM Raicinaluz