Com o objetivo de prevenir crimes nas áreas rurais do Estado, a Polícia Militar do Estado de Rondônia tem reforçado a Patrulha Rural, inclusive com um projeto que está sendo desenvolvido no Vale do Jamari, em Rondônia. Com intensificação das ações e investimentos, trabalho do efetivo na região já registrou redução de ilícitos nos últimos dois meses.
Com planejamento realizado pelos coordenadores regionais de policiamento, a Patrulha Rural, da Polícia Militar, foi especializada no Vale do Jamari, como parte de um projeto que pode ser expandido para todo o Estado, para combater a violência na área rural, causada em conflitos agrários.
O efetivo policial do Vale do Jamari atua há cerca de dois meses com georreferenciamento das fazendas das áreas rurais e cadastramento de todos que trabalham e residem em cada local.
“Percebemos uma maior sensação de segurança por parte da população da área rural. Houve diminuição do roubo de veículos e gados, a criminalidade diminuiu”, afirmou o comandante da PM, Mauro Ronaldo Flores Corrêa.
Segundo a Polícia Militar, cerca de R$ 80 mil foram investidos em equipamentos, entre eles telefones por satélite e drone (veículo aéreo não tripulado).
Para o desenvolvimento e execução da Patrulha Rural, o efetivo específico participou de capacitação, onde a equipe, com cerca de 20 policiais, foi treinada pelo Batalhão de Fronteira do Paraná.
Secom