Com foco na redução dos índices de criminalidade em Rondônia, o Sistema Integrado de Análise Criminal destaca o Estado quanto à evolução de mecanismos utilizados na Segurança Pública. Utilizando o sistema há menos de seis meses, a Polícia Militar agora consegue atuar com planejamento e ações definidas conforme as especificidades de cada localidade, buscando a eficaz prevenção dos crimes que afetam a sociedade, de acordo com o as informações do comandante da Polícia Militar de Rondônia, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa.
A tecnologia embarcada na Segurança Pública permitiu a atualização e adequação dos dados recolhidos, conforme a real situação da ocorrência. Com o Sistema Mobile, o policial em atuação consegue registrar a ocorrência imediatamente e alimentar os sistemas, reunindo os dados e estatísticas para análise criminal, resultando em conhecimento comprovado para melhor planejamento de ações que devem conter e reduzir os crimes.
O Sistema de Análise Criminal foi criado pelo Ministério Público de Rondônia e entregue oficialmente em março deste ano à Polícia Militar, valorizando três eixos de comando: Investimento e Valorização do Policial Militar, Análise Criminal ou Inteligência Estratégica, e Policiamento Orientado para o Problema. Integrado, possibilita acesso de todas as corporações e consegue mapear os principais focos de violência do Estado. Com diversas visualizações, é possível observar todo o Estado, com georreferenciamento, buscas definidas por localidade, bairro, tipo de delito e período, bem como estatísticas, previsões e mapa de calor.
Os comandantes de áreas são responsáveis pelo estudo dos delitos e, semanalmente, discutem as estratégias de segurança que devem ser tomadas, observando as ocorrências sobre como e onde o crime acontece com análises diárias, propiciando aos comandantes trabalharem o Policiamento Orientado para o problema em cada situação.
Rondônia contava com um policiamento empírico, onde os policiais conheciam pela prática as atuações criminosas e trabalhavam intensificadamente. Em poucos meses de trabalho com a Análise Criminal de forma efetiva, somado à implantação do Sistema Mobile em quase 100% das localidades, os comandantes estão trabalhando energicamente para atuar nos locais de maior incidência de crimes e inibir ações criminosas.
“Os crimes que mais afligem à sociedade são o roubo e o furto, onde muitos se dão pela despreocupação, então com uma sociedade que vivia mais tranquila, hoje temos que nos atentar às dicas de segurança, pois estamos em um momento mais crítico que todos precisam ter mais precaução, para não colaborar com o crime, que ocorre com uma pessoa motivada, em um ambiente favorável e na existência de uma vítima”, alertou o comandante da PM.
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Frank Néry