Aconteceu no último fim de semana, dias 24,25 e 26 de maio, o Estágio do Curso de Sobrevivência na Selva dos Policiais Mirins, no município de Presidente Médici. Participaram também do evento adolescentes do Pelotão Alferes do CTPM III (Colégio Tiradentes da Polícia Militar- Unidade Ariquemes).
Cerca de 87 (oitenta e sete) adolescente tiveram a oportunidade de aprender estratégias de sobrevivência às adversidades na selva, espírito de equipe, solidariedade, superação, aprimoramento da disciplina, obediência, estímulo à criatividade, além de reflexões sobre a conduta pessoal e familiar.
Os alunos foram divididos em equipes, sendo 5 masculinas e 5 femininas. De acordo com a Sargento PM Juliana, comandante da Polícia Mirim em Presidente Médici, as equipes foram formadas com quarenta dias de antecedência para que houvesse uma preparação de primeiros socorros, conhecimento de animais peçonhentos e instruções com bússola e ainda para que realizassem atividades de cunho social.
No estágio houve várias provas de competição para as equipe como: construção de abrigos, preparação de alimentos com fogões improvisados, provas de resistências, AVOT (prova feita à noite, sem lanternas, em que se utiliza os quatros sentidos), provas com obstáculos, transporte de feridos, orientação com bússola, pistas criptografadas e atividades de resistência e criatividade na selva.
No último dia, os adolescentes foram recepcionados no quartel da Polícia Militar em Presidente Médici, onde os familiares dos policiais mirins e autoridades militares e civis vieram recepcioná-los com homenagens e entrega dos brevês para cada concluinte do curso e ainda para os alunos destaques que receberam o brevê de guerreiro de selva.
Para a realização do curso foi necessário uma equipe técnica, comprometida e dedicada, coordenada pelos sargentos PM Vicentin, Juliana e pelo coronel Policial Mirim Lidivania, além de todo apoio do comandante da Polícia Militar de Presidente Médici, tenente PM Sassamoto, da coordenadora do Proerd coronel PM Elizabeth e instrutores Proerd de Ji Paraná, do prefeito municipal Edilson Alencar, demais instituições e colaboradores.
Participaram como instrutores do estágio o capitão PM Wesley (diretor do CTPM-III), SGT PM Andrade, Cb PM Barboza, CB PM Marcelo, SGT BM RR Edilson, Enfermeiro Zeca, irmãos Higor e Vinicius da Paroquia São João Batista, Psicopedagoga Camila, Psicóloga Mariana, enfermeira Jéssica, além de diversos voluntários que se envolveram com a causa e foram de extrema importância para o sucesso do evento.
Para a sargento PM Juliana, comandante da Polícia Mirim em Presidente Médici, esta foi uma aprendizagem para a vida dos nossos adolescentes que com certeza ficará para sempre marcada em cada coração e para todos os que estiveram envolvidos fica a maravilhosa sensação de missão cumprida com louvor.