Polícia Militar de Rondônia

Comandante da PM destaca a valorização policial, inteligência estratégica e policiamento orientado em entrevista ao Programa A Voz do Povo

WhatsApp Image 2019-04-12 at 13.08.27

O investimento e valorização do policial militar, a inteligência estratégica e o policiamento orientado para o problema são apresentados como os 3 principais eixos de atuação da Polícia Militar do Estado de Rondônia que tem avançado nas atividades de segurança pública com ações que visam garantir a redução da criminalidade em todo Estado. Todo o trabalho da PMRO foi o ápice da entrevista concedida na quinta-feira, 11, pelo comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, ao programa A Voz do Povo, da rádio Caiari, e apresentado pelo jornalista Arimar Sá.

O coronel Ronaldo fez uma rápida explanação do período que está no comando da corporação, destacando, inclusive, além do policiamento ordinário, os projetos sociais que a Polícia Militar tem desenvolvido e citando como umas frentes de atuação a Patrulha Maria da Penha, que atende na fiscalização das medidas protetivas, destacando que em todas as medidas de fiscalização que a PM atuou não houve ocorrência. Ele ainda lamentou o fato ocorrido recentemente em Candeias do Jamari com a morte de uma professora, mas salientou que não havia pedido de medida protetiva. Outros projetos enfatizados pelo comandante foram referentes às atividades que envolvem jovens e, principalmente, o Proerd que desenvolve o importante trabalho de orientar alunos das escolas contra às drogas.

WhatsApp Image 2019-04-12 at 13.08.27

O jornalista Arimar Sá trouxe à tona as fugas que vêm ocorrendo nos presídios, fato que o comandante chegou a tecer comentários sobre o tempo em que a Polícia Militar esteve atuando em cumprimento do decreto que determinava a intervenção da PM nas unidades prisionais do Estado. Segundo o comandante, é preciso enfatizar que a Polícia Militar é responsável pela segurança na parte externa dos presídios. Durante 60 dias, a PM cumpriu o decreto de intervenção e, conforme destacado pelo coronel Ronaldo, todas as medidas foram desenvolvidas para o restabelecimento da ordem dentro dos presídios, assegurando os direitos dos apenados que a lei determina, ou seja, sendo garantida toda a rotina administrativa e operacional interna dos presídios durante toda a intervenção. Ele lembrou que a intervenção encerrou-se no último dia 25 de março. “A Polícia Militar é responsável pela segurança na parte externa dos presídios. Dessa forma, a responsabilidade da segurança interna nas unidades é dos agentes penitenciários”, disse o comandante demonstrando preocupação quanto às fugas que ocorreram nos últimos dias.

O comandante também explanou sobre os desafios da Polícia Militar para combater a criminalidades. “Temos constantes reuniões e deliberações com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha, acerca de atuações dos organismos da segurança pública. Temos tido total apoio do governador para sempre objetivar diminuir os índices de violência em todo Estado”, disse o coronel, ressaltando, também, que a violência não é uma situação que ocorre apenas no Estado de Rondônia, principalmente crimes contra o patrimônio, mas que estão sendo desencadeadas ações especificas para combater esses crimes.

O coronel lembrou do programa de análise criminal em parceria com o Ministério Público que tem direcionado para as atuações e formas de ações da Polícia Militar. Crimes como roubo e furtos são os que mais afligem a sociedade, conforme afirmou o comandante. A Polícia Militar tem intensificado suas atuações em diferentes horários para combater os crimes e já apresenta resultados positivismo como a redução em torno de 20% de roubos e 30% de furtos. Na capital, por exemplo, antes eram registrados cerca de 70 ocorrências de roubo por dia e 60 furtos, número que foi reduzido pela PM com o policiamento ostensivo e outras modalidades de policiamento com atuação maior.

Os investimentos e novas tecnologias foram ressaltados também pelo comandante, citando a tecnologia embarcada da Plataforma Mobile que faz parte de uma visão estratégica de segurança pública do Estado de Rondônia. A Polícia Militar está toda equipada com o aplicativo que permite o registro de ocorrências no local do fato. A ferramenta é utilizada para todos os tipos de ocorrências (acidente de trânsito, furtos, roubos, recolhimento de veículos).

Referente à valorização dos policiais militares, o comandante voltou a salientar tratar-se do primeiro eixo da PM, ou seja, o investimento e valorização do policial militar. “O policial precisa estar bem para desenvolver seu trabalho a contento, com atendimento de saúde e psicológico. Por isso temos procurado determinadas ações para que o policial esteja bem. Também devemos lembrar dos cursos que são realizados pela PM. A Polícia Militar tem desenvolvido vários cursos inclusive os que há muito tempo não eram feitos. Aperfeiçoamentos de sargentos e oficiais, bem como outros destinados para toda a corporação. Nos primeiros 3 meses deste ano, por exemplo, já realizamos o curso de Atirados Policial, de Negociador Policial e de Operações Especiais”, argumentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *