Policiais militares da área do 10º BPM participam de Audiência Pública para elaborar o PPA 2020/2023

WhatsApp Image 2019-04-04 at 14.07.34

Durante à tarde da última quarta-feira (03), Oficiais da Polícia Militar da área do 10º Batalhão de Polícia Militar estiveram presentes na Audiência Pública do Plano Plurianual – PPA 2020/2023, em Rolim de Moura. O evento foi realizado na Escola Coronel Jorge Teixeira de Oliveira – CEEJA, na presença do Vice-governador do Estado de Rondônia, José Jodan, entre outras autoridades.

O objetivo da audiência foi proporcionar a efetiva participação popular na elaboração e discussão dos planos e orçamentos, com a finalidade de proporcionar mais transparência nos processos em que envolvem orçamento público a ser empregado pelos gestores estaduais.

Policiais Militares, bombeiros militares, agentes penitenciários e demais participantes que estiveram presentes foram divididos em grupos de discussões, os quais realizaram listagem dos problemas mais recorrentes na região. Em seguida elencaram os problemas mais graves, urgentes e com tendências a se tornarem grandes, a fim de serem propostas soluções conforme as demandas necessárias.

Entre as principais problemáticas foram elencadas as construções e reformas prediais, falta de sistemas integrados e de equipamentos tecnológicos, falta de efetivo e as consequentes ausências das instituições de segurança pública em localidades isoladas.

WhatsApp Image 2019-04-04 at 14.07.34

Ao mesmo tempo os profissionais da área de segurança pública apresentaram soluções como: priorizar a destinação de recursos federais para construção e reforma, prover a análise técnica das estruturas prediais, promover cooperação técnica entre as instituições de segurança pública e órgãos afins, desenvolver sistemas informatizados integrados, aquisição de equipamentos tecnológicos que potencialize a ação humana, realizar novos concursos com base em estudo técnico, entre outras.

A equipe da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) iniciou o ciclo de audiências públicas em dez municípios polos de Rondônia para ouvir e discutir com a sociedade as necessidades prioritárias de cada região. O objetivo é oferecer uma ampla visão das demandas solicitadas pela população aos gestores das demais secretarias para que possam tomar as melhores decisões na hora de priorizar ações e programas que irão compor o Plano Plurianual do Estado (PPA).

Os eixos de discussão foram definidos pela Coordenação de Planejamento Governamental (CPG) da Sepog e incluem onze eixos de discussão que abordam as temáticas nas áreas de saúde, segurança, educação, inclusão social, esporte, cultura, gestão ambiental, turismo, ciência e tecnologia, indústria e comércio, setor produtivo, infraestrutura e logística e desenvolvimento urbano.

Seção de Comunicação Social do 10º BPM