Já se pode perceber nas vias públicas de todo o Estado de Rondônia, a nova identidade visual das viaturas da Polícia Militar de Rondônia. Com um layout mais limpo, o design que foi projetado pela Diretoria de Apoio Administrativo e Logístico, ressaltam símbolos de valor da história da Corporação, cujos significados remetem à identidade policial militar do próprio Estado de Rondônia, mediante a forma, cores e traçados, relembrando o patrimônio histórico cultural rondoniense como a Bandeira do Estado, o Forte Príncipe da Beira, o Estandarte da PMRO, os Brasões de suas Unidades, o símbolo nacional das Polícias Militares, bem como também o distintivo “Sillitoe Tartan” (faixa xadrez), utilizada como ícone de policiamento em todo o mundo, destacando a parte inferior e traseira das viaturas.
Para o coronel Ronaldo, Comandante Geral da Polícia Militar de Rondônia, a nova identidade visual propõe um alinhamento visual da PMRO em nível global, e ao mesmo tempo, reverencia a história do Estado de Rondônia. “O novo design busca a padronização da Polícia Militar de Rondônia com as demais polícias mundiais, sem esquecer do prestígio à nossa marca regional histórica, o Forte Príncipe da Beira.” Comentou.
O novo design de plotagem das viaturas, também vem com o propósito de diferenciar as mais diversas modalidades de policiamento executadas pela Polícia Militar, sendo os policiamentos de trânsito, ambiental, entre outros, para que o cidadão possa melhor identificar o tipo de serviço prestado por cada guarnição policial. As cores dos elementos da plotagem são adequadas a cada especialidade.
O Decreto nº 23.561 de 18 de janeiro de 2019 aprovou o Regulamento de Identidade Visual das Viaturas Operacionais e Administrativas da Polícia Militar do Estado de Rondônia, determinando a obrigatoriedade de adequação da identidade visual das viaturas quando da realização dos serviços de manutenção na plotagem ou na renovação da frota. Visa facilitar a correta propagação, percepção, identificação e memorização dos elementos visuais, com suas cores e símbolos padronizados como identificador da presença da Corporação no serviço preventivo e ostensivo, possibilitando maior integração da Polícia Militar com a sociedade.
Texto: capitão Miranda