O 7º Batalhão da Polícia Militar, promoveu na quarta-feira, 20, uma reunião com diretores de escolas públicas e particulares de Ariquemes, na qual foram debatidos assuntos relacionados à segurança no ambiente escolar, entre eles as fake news sobre supostos ataques terroristas em escolas.
Há alguns dias foi divulgado na internet um vídeo, onde uma pessoa dirigia um veículo e exibia duas armas, e convocava criminosos para supostos ataques em escolas no estado de Rondônia, notícia que deixou muitas pessoas preocupadas. Diante desta situação, a Patrulha Escolar do 7º BPM começou a receber, principalmente por parte de profissionais da Educação, diversas solicitações de informações sobre o vídeo.
Visando esclarecer e orientar quanto aos fatos ocorridos, a Patrulha Escolar levou a demanda ao Comando do Batalhão, que fez questão de participar de reunião. “Infelizmente, nestes tempos de tragédias nacionais, há pessoas que se utilizam do que está acontecendo para lançar e espalhar fake news (notícias falsas) que geram medos a população, por isso é muito importante filtra este tipo de informação. Quanto ao vídeo divulgado há alguns dias, já foi constatados que há diversos indícios de fraude”, disse o comandante do 7° BPM, Major Robinson Brancalhão da Silva.
O Major destacou a importância do elo Segurança Pública e Educação, “Não há efetivo suficiente para estar em todos os locais, o fortalecimento do relacionamento entre integrantes da Educação e Polícia, é cada dia mais importante, pois dentro do ambiente escolar, geralmente, são os profissionais deste meio que identificam os indícios de possíveis delitos. Unidos é possível fazer mais”.
Diversos gestores trocaram experiências positivas referentes a ações realizadas em suas entidades e também expuseram suas dificuldades quanto a assuntos relacionados à segurança pública. E também agradeceram e elogiaram a atuação da Patrulha Escolar.
A reunião contou com a participação de diretores e gestores das escolas particulares, públicas – estaduais e municipais, inclusive das áreas rurais –de Ariquemes, IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), e também escolas dos municípios de Alto Paraíso, Rio Crespo e Campo Novo de Rondônia, e representante do Cre Ariquemes.
Texto e foto: Comunicação do 7° BPM