Apreensão de arma artesanal, prisões e veículos recuperados, estão entre as principais ocorrências registradas na última semana com ações desencadeadas pelo 7° Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Giro atua rápido e detém homem suspeito – A Polícia Militar foi acionada para atender uma solicitação, na qual a solicitante informou que, por medo, ela se trancou dentro de uma das salas do estabelecimento, pois no local havia um homem – usando tornozeleira eletrônica – em atitude suspeita e que este rondava uma motoneta Honda Biz. De imediato o equipe do Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro) deslocou-se ao endereço, porém o suspeito não estava mais, foram coletadas as características e realizado diligências.
Num bairro próximo ao estabelecimento o suspeito foi encontrado e na revista pessoal em sua cintura havia uma chave mixa – ferramenta para arrombar fechaduras – e a sua tornozeleira eletrônica estava desligada, o suspeito tentou ludibriar os policiais militares, informou que a tornozeleira era nova e que estaria em fase de testes, informação que foi desmentida pelos Agentes Penitenciários. Diante dos fatos ocorridos na segunda (11/03), o homem foi apresentado para medidas necessárias.
Prisões – A Polícia Militar cumpriu três Mandando de Prisão, um em Cujubim (12/03) efetivado pela equipe do Núcleo de Inteligência, outro ficou por conta da Força Tática em Monte Negro (13/03), e na noite de domingo (17/03) o NI efetuou mais um na cidade de Ariquemes no bairro Setor 09.
Receptação e oficina de adulteração – Em Ariquemes na noite desta quarta-feira, 13, a Polícia Militar detém três homens em oficina que fazia adulteração de veículos, a ação foi realizada com base numa denúncia anônima.
Os policiais militares do 7° BPM realizam diligências nas proximidades do local denunciado, até o momento em que um homem chegou a uma oficina pilotando uma motocicleta GC Fan furtada. Foi feito o cerco policial no local e identificado que a referida moto estava com o chassi pintado recentemente e uma placa nova, e com o número do motor foi possível constatar que a placa do veículo era outra e que esta estava com restrição de furto.
No local estavam três homens e, questionados sobre a procedência da moto, um deles disse que um homem, no qual não soube informar quem seria, havia deixado o veículo com ele. Na oficina a placa verdadeira do veículo foi encontrada juntamente com várias peças (um tanque de combustível, um paralama, duas carenagens laterais, duas carenagens laterais traseira e uma peça conhecida como mesa de motos) aparentando ser de um único veículo. De acordo com um dos envolvidos, estas peças foram deixadas no local por um homem desconhecido.
Ainda no local foram localizadas placas de outros veículos, estas que segundo o trio, pertencia ao antigo proprietário da oficina. Diante dos fatos, todos envolvidos foram apresentados à delegacia para medidas que o caso requer.
Veículo adulterado – Por meio de uma ligação, via 190, a Polícia Militar recebeu uma denúncia da localização de uma motocicleta abandona num matagal no bairro Setor 09, em Ariquemes, ao chegarem ao local os policiais militares do Giro visualizaram o veículo – com emplacamento de Porto Velho, e na primeira consulta, com base na placa, não foi encontrada restrição. Porém a guarnição conseguiu fazer contato o proprietário, e este alegou que a referida motocicleta estava em sua posse e em Porto Velho, e enviou fotos para confirmar o fato.
Então, os militares fizeram consulta, por meio do número do lacre e foi constatado que este pertencia à outra motocicleta, levantando a possibilidade da motocicleta localizada ter sido produto de furto/roubo e posteriormente clonada. A moto foi apresentada à delegacia para as medidas que o caso requer.
Posse irregular de munição e arma de fogo – Em Ariquemes na manhã desta sexta, 15, a Polícia foi acionada para atender uma briga familiar, onde um jovem de 18 anos estava com um facão ameaçando seus familiares. Quando os policiais chegaram, o suspeito se trancou num quarto, após muita comunicação verbal foi possível fazer ele se desfazer do facão e se entregar. Na revista do referido quarto foram encontradas quatro munições de calibre 32 e um pedaço de arma caseira, ao questionar sobre a procedência do material o mesmo relatou que era dele e que ele havia achado as munições e estaria fabricando uma arma caseira. Diante dos fatos todos os envolvidos foram encaminhados até a Unisp para as medidas cabíveis.
Veículo recuperado durante Blitz – Na madrugada de sábado, 16, durante as abordagens da Operação Lei Seca foi recuperada uma motocicleta furtada. A ação foi após, o condutor de uma motocicleta CG Fan 150 não apresentar o documento do veículo, então foi realizada uma revista minuciosa e constatado que o número do motor estava totalmente suprimido (raspado), o do chassi estava com indícios de remarcação irregular, ficando claro que a placa não pertencia ao veículo em questão e o lacre da placa com sinais de violação. Então a nova consulta foi feita pelo número lacre, no qual foi constatado que a moto era furtada. Diante dos fatos o condutor foi detido e apresentado junto com a motocicleta a delegacia para medidas que o caso requer.
Texto: Comunicação do 7° BPM