A utilização de todos os policiais militares dos setores administrativos da Polícia Militar, bem como de todas as Unidades, fez com que a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) definisse pelo adiamento da aula inaugural das atividades em Porto Velho, que estaria marcada para segunda-feira, 18, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Hélio Botelho, localizada no bairro Caladinho – zona Sul de da Capital.
Conforme anunciado pelo coordenador estadual do Proerd, tenente PM José Dias Neto, os policiais militares que são instrutores do Proerd foram acionados para reforço nos presídios na Capital, fato que impossibilita o início das atividades neste momento. Dessa forma, explica o tenente, a aula inaugural foi adiada para o próximo dia 25 de março.
Ao todo, mais de 40 escolas da rede estadual de ensino devem ser atendidas este ano pelo Programa. As atividades deste ano já iniciaram nos municípios de Jaru, Cacoal, Ji-Paraná, Presidente Médici, Ariquemes e Vilhena
Somente no primeiro semestre deste ano cerca de 6 mil alunos da rede estadual de ensino de Rondônia devem ser atendidos pelo Proerd. O Programa é um esforço conjunto da Polícia Militar do Estado de Rondônia com a Secretaria Estadual de Educação, visando contribuir com a redução do número de jovens envolvidos com drogas e com a prática de violência nas escolas e na comunidade.