O Programa Educacional de Resistência às Drogas de Violência (PROERD) iniciou atividades na última segunda-feira (11) em Vilhena. A policial instrutora responsável pelas atividades é a cabo PM Elaine Maria, lotada no 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
O Proerd é um esforço conjunto da Polícia Militar do Estado de Rondônia com a Secretaria Estadual de Educação, visando contribuir com a redução do número de jovens envolvidos com drogas e com a prática de violência nas escolas e na comunidade.
Em Vilhena, o programa atenderá 10 turmas, divididas em três escolas o que abrange aproximadamente 280 crianças. Um ciclo de palestras foi preparado para as unidades educacionais nas quais não terão a atuação do programa em sala de aula.
As palestras iniciais aconteceram em parceria com a OAB jovem, nos dias 11 e 13 de março,a fim de que os cerca de 190 alunos da escola estadual Wilson Camargo conhecessem as consequências pela utilização de substâncias entorpecentesatravés da apresentação da temática “Prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas”; assim como as consequências jurídicas, com a palestra “Crimes e atos infracionais e a lei de drogas”.
“O programa tem o intuito de levar conhecimentos sobre os fatos e consequências do uso de drogas, sejam lícitas ou ilícitas ao máximo e crianças e adolescentes possíveis, pois assim podemos atuar preventivamente ao combate as drogas e assim proporcionar um futuro melhor para nossa sociedade”, ressalta a instrutora Cabo Elaine Maria.
Assessoria do 3º BPM