“O projeto social Guarda Mirim de Itapuã do Oeste é uma das principais ferramentas de transformação social no município”, foram com essas palavras que a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Itapuã do Oeste, Roseane Araújo, avaliou as ações desenvolvidas pelos policiais militares do 5º BPM (Batalhão Belmont), junto à comunidade.
A Guarda Mirim foi criada, em Itapuã através de um termo de parceria, firmado entre a Prefeita de Itapuã e a Polícia Militar, com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que eram cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social do município (CRAS).
Atualmente o major PM Glauber Souto é o coordenador Geral da Guarda Mirim e os cabos PM Henrique e Renan são o comandante e subcomandante, respectivamente. A Guarda Mirim já formou 45 soldados GM no final do ano passado e agora conta com quase 60 alunos ingressando no curso de formação. A matriz curricular oferta disciplinas de cunho cívico, militar e profissionalizante capazes de moldar o caráter desses adolescentes e facilitar a formação de bons cidadãos para a nossa sociedade.
As instruções ocorrem três vezes por semana no contra turno escolar dos alunos. Na segunda-feira, dia 11, os novos alunos tiveram o primeiro contato e conheceram um pouco da vida militar, já que estarão juntos durante a formação. A aula inaugural está marcada para o próximo dia 18/03/2019, data que oficialmente inicia-se o calendário anual de atividades da Guarda Mirim de Itapuã do Oeste.