O evento também celebrou a formação de 236 policiais militares de 16 Estados (Acre, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins) e do Distrito Federal, na 76ª e 77ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC).
O curso visa capacitar os profissionais de segurança pública mobilizados pela Força Nacional para atuação nas esferas administrativa, operacional e disciplinar. O contingente formado deverá reforçar o efetivo das operações em andamento no Brasil, em especial do Plano Nacional de Segurança Pública.
Sobre a Força Nacional
Atualmente a Força Nacional de Segurança Pública tem empregado um efetivo de 2.158 mobilizados em 37 cidades dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Ceará, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina. Dentre as 28 operações em andamento estão a ostensiva, judiciária, de perícia, aérea, indígena, ambiental e de fronteiras.
Seu efetivo é composto por integrantes da ativa e da reserva remunerada das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares estaduais; da ativa e aposentados das Polícias Civis e órgãos oficiais de Perícia Forense dos estados, do Distrito Federal e da União. Também integram suas operações, militares da União que prestaram serviços temporários (ao Exército, Marinha ou Força Aérea) e servidores civis aposentados da União, Estados, Distrito Federal ou Municípios.
De acordo com o diretor da Força Nacional coronel Goulart, “trata-se de um corpo de profissionais especializados, mobilizados e prontos a atuar em apoio e sob a coordenação de outros órgãos subordinados aos governos estaduais e federal do Brasil. Seu trabalho consiste em apoiar operações de segurança pública, que podem ser realizadas em qualquer ponto do país”.
Nesses 14 anos de criação, a Força Nacional participou de mais de 258 operações de polícia ostensiva, de bombeiros e de Polícia Civil. Para o coronel Goulart, dentre essas operações, “destacam-se a participação da tropa da FN na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e nos Jogos Olímpicos, ocorrido em 2016, na cidade do Rio de Janeiro/RJ”.
Foto FN
Jornalista Lenilson Guedes