Polícia Militar de Rondônia

Encerramento do Curso de Formação de Sargentos – CFS I na Polícia Militar foi transmitido ao vivo pela internet

CFS 1 7 12 1804

 

O comandante geral ressaltou a participação das famílias dos novos sargentos PM quando estes estiveram ausentes dos momentos de lazer e aqueles junto aos filhos, esposas e esposos, “mas aqui está a recompensa e a conquista de todos”. Com certeza foram dias um tanto quanto difíceis, porém o final vem a recompensa.

O comandante agradeceu ao apoio dado pelo governador Daniel Pereira que não tem medido esforços para reaparelhar e dar condições aos policiais militares para um melhor desempenho das atividades de policiamento no atendimento a sociedade com ações preventivas e ostensivas.

– Que Deus proteja imensamente e todo dia seja um dia de vitória, um dia de conquista porque são merecedores. Aproveitem a formatura e o baile de comemoração, para coroar com êxito os dias de academia para se chegar a esta nova conquista.

O CursoCFS 1 7 12 1826

Foto destaca o último fora de forma.

O Curso de Formação de Sargento PM 2018, coordenado pelo capitão PM Felipe Fernandes Cotta Araújo, teve seu início em 1 de maio de 2018, na modalidade de Ensino a Distância, contando com sete pólos, onde os alunos a Sargentos PM receberam instruções das disciplinas de Gerenciamento de Crises / Primeiro Interventor, Fundamentos da Gestão Pública, Direitos Humanos, Criminologia Aplicada a Segurança Pública, Polícia Ostensiva e Gestão Integrada e Comunitária.

A fase EAD teve duração de dois meses e carga horária de 240 horas aula e, após aprovação nas disciplinas citadas, os alunos a Sargento PM se credenciaram a fase presencial do CFS PM 2018, iniciada em 3 de julho de 2018 na sede do Centro de Ensino da Polícia Militar, em Porto Velho.

O CFS 2018 conta atualmente com 160 alunos a Sargentos PM que, nos cinco meses e meio da fase presencial, receberam instruções em diversas disciplinas, a exemplo de Treinamento Físico Militar, Tiro Policial, Ordem Unida, Direito Penal, Direito Administrativo Disciplinar Militar, Polícia Judiciária Militar, Técnicas Policiais, entre outras disciplinas de caráter teórico e prático que compõem as 1.190 horas aulas previstas para a atividade de ensino.

Com o término do Curso, o Sargento PM 2018 adquiriu conhecimentos profissionais importantes para o desempenho de sua função, sendo lotado nas diversas Unidades da Polícia militar, distribuídas nos rincões do Estado para contribuir com a Segurança Pública, sempre pautado na Ética, Técnica e Legalidade, princípios basilares que norteiam as formações no Centro de Ensino da Polícia Militar. Primeiros colocados

Dos 160 formandos estes foram os três primeiros colocados do Curso de Formação de Sargentos PM I.

CFS 1 7 12 1816CFS 1 7 12 1818

3º colocado Marciano Rodrigues Sousa

2º colocado Abigail de Fátima Bueno Feitosa

1º colocado Valdinei sousa Oliveira

Oradora da turma foi a sargento PM Juliana Lopes Guariento

Srs e Sras Oficiais, Praças, familiares e convidados

Bom tarde

Em nome de todos os colegas formandos, que me cederam a honra de representá-los nesse momento tão importante que ilustra o encerramento desse ciclo em nossas vidas, quero agradecer a todos que cooperaram. Em especial ao Criador o Senhor nosso Deus, criador e sustentador do universo, por meio do qual tudo foi feito, porque Dele por Ele e para Ele são todas as coisas Neste momento tenho o privilégio e a árdua tarefa de colocar em discurso tudo o que esses últimos 221 dias representaram.

Quando pensava sobre o que falar lembrei-me da ansiedade, da apreensão e das dificuldades que enfrentamos para estar aqui. Comecei então a refletir sobre nossa chegada ao centro de ensino, onde a cada pelotão foi dado o nome de uma ave de rapina, achamos estranho, Águia, Coruja, Gavião, Carcará e Falcão, mas tinha um propósito, essas aves despertam a admiração do homem desde tempos remotos. São aves emblemáticas, possuem vários papéis simbólicos na cultura de diferentes povos, representando atributos como a força, coragem, independência sabedoria e filosofia. Como tivemos que ter esses atributos para enfrentar esta jornada…

CFS 1 7 12 1814E foi isso que nos tornamos, aves de rapina, pois foi necessário muita força para renunciarmos a muitos momentos de diversão para chegar onde estamos hoje sacrificamos noites de sono e finais de semana, abdicamos da presença de nossos familiares, esses que por muitas vezes, quando fraquejávamos, nos incentivaram com palavras de apoio e carinho para que pudéssemos enxergar o quão importante era manter a cabeça erguida e jamais desistir.,. Hoje somos mais fortes, hoje valorizamos ainda mais os que amamos, pois sabemos o quanto dói a ausência e a saudade.

Tivemos que ter muita coragem, pois não foi fácil voltar a estudar com afinco ins aprendendo até a passar fardas que nunca ficavam perfeitas… as horas em forma, ordem unida, coisa que achávamos que havíamos superado no curso de soldado e depois de 16 anos e alguns quilos a mais tivemos que enfrentar. Doiam músculos que nem sabíamos que existiam.. .e as horas de sono que suficientes, pois além de tudo tinhamos que estudar, estudar, estudar… Também superação no treino físico militar onde achávamos algo impossível de conseguir afinal não temos mais vinte anos, mas nos foi cobrado e nós cumprimos essa com louvor, todos conseguiram cumprir a meta.

A independência, sabedoria e a filosofia que alcançamos me faz lembrar de uma frase do Reverendo Martin Luther King Jr., que disse: “Nós não somos o que gostariamos de ser. Nós não somos o que ainda iremos ser. Mas, graças a Deus ão somos mais quem nós éramos. Afinal, para os militares presentes aqui na audiéncia, esta formatura é apenas mais uma formatura militar de final de curso, mas para nós formandos tem o status de único, de conquista, de despedida, nunca faremos o CFS, Sim, por tudo que vivemos nestes meses, não somos mais o que éramos Mantivemos a solidez daquilo que é imutável em nosso caráter, mas agregamos sentimentos, experiências e conhecimento que não tínhamos antes dessa etapa assim como nunca mais seremos o que éramos antes de tê-lo feito.

A palavra Sargento vem do latim servire, “servir, atender, ajudar”, com o sentido de auxiliar, tendo originado os serventes de campo, de armas, de escudeiros e de cavaleiros. Portanto, seremos aqueles que irão servir, ajudar a tropa, aqueles que irão orientar e comandar os cabos e soldados, bravos combatentes, ao tempo que também estabeleceremos o contato esses e os oficiais.

Não poderia deixar de citar os amigos que reencontramos e que construímos nesse periodo, esta união nos fortaleceu, apesar dos percalços que nos acometiam tinhamos vários momentos de alegria e nas dificuldades todos se amparavam e como alunos as vezes agiam com crianças, inclusive nas brincadeiras. Amizades verdadeiras que deixarão saudades O Curso de Formação de Sargentos é de fato muito especial!

Nossos agradecimentos ao Governador do Estado de Rondônia e ao Cmt Geral pelo empenho e pela visão que tem de viabilizar todos os meios para que toda a tropa tenha oportunidades justas na formação e ascensão profissional.

Ao Diretor de Ensino tenente coronel Herton, ao Coordenador do nosso curso Capitão Fernandes, Ao coordenador adjunto Ten Felipe, aos comandantes de pelotão Sgt Nilson, Sgt Queiroz, Sgt J. Ferreira, Sgt Victor, e Sgt Oliveira e não poderíamos deixar de citar essa pessoa exemplo de motivação para todos nós carinhosamente chamado de SGT Aguia, o nosso Sgt Neves.

Agradecemos a toda a equipe da coordenação que trabalhou nos bastidores para que tudo acontecesse e em especial a todos instrutores que fizeram parte da nossa formação!

Olhando para o futuro, em meio às tantas incertezas do novo que nos aguarda de uma coisa nós temos certeza: não acertaremos sempre! Mas sabemos que não treinamos pra acertar, treinamos pra não errar Hoje não somos mais Águia, Coruja, Gavião, Carcara e Falcão. Hoje somos um só. Somos os Sargentos do melhor Curso de Formação de Sargentos! Somos o CFS I

Aqui chegamos cheio de incertezas, mas decididos a ir em busca das três divisas.

Hoje declaramos VITÓRIA!

PARABÉNS A TODOS

Nome da turma

Os sargentos do CFS I, homenagearam o colega do último curso, sargento PM James Carneiro de Araújo – J. Batista -, com nome da turma e entregaram um placa materializando o agradecimento de todos pelo colega que foi assassinado em pleno cumprimento do dever. A esposa do sargento PM J. Batista, Girlene Costa recebeu a placa.CFS 1 7 12 1801CFS 1 7 12 1802CFS 1 7 12 1803CFS 1 7 12 1805CFS 1 7 12 1807CFS 1 7 12 1809CFS 1 7 12 1810CFS 1 7 12 1811CFS 1 7 12 1813CFS 1 7 12 1815CFS 1 7 12 1817CFS 1 7 12 1819CFS 1 7 12 1820CFS 1 7 12 1821CFS 1 7 12 1823CFS 1 7 12 1824CFS 1 7 12 1825CFS 1 7 12 1826CFS 1 7 12 1827CFS 1 7 12 1829

Fotos aluna a cabo PM Edileusa

Jornalista Lenilson Guedes

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *