Proerd do 2º BPM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação certifica mais de mil crianças em Ji-Paraná

Fotos00139

Mais de mil alunos do 5º do ensino fundamental, das escolas municipais e particulares, receberam o certificado do Programa Educacional de Resistência às Drogas.

Estiveram presentes nas solenidades de Formatura, o Comandante da Coordenadoria Regional de Policiamento II, coronel PM Plínio Sérgio Cavalcante, o Comandante do 2º Batalhão, coronel PM João Severino Sena, a Coordenadora Regional do Proerd e Chefe da Formação Sanitária do 2º BPM, coronel PM Elizabeth Nunes, o Diretor do CTPM II em Jaci Paraná, capitão PM Paulo Antunes, o Coordenador Estadual do Proerd, tenente PM Dias, o Presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas – CONEN, Neirival Rodrigues Pedraça, demais autoridades civis e militares.

Durante a Solenidade a Coordenadora do Proerd do 2º Batalhão, coronel PM Elizabeth agradeceu o apoio da Secretaria Municipal de Educação por confeccionar os Kits Proerd, ao Detran pela parceria, e todos os demais colaboradores que de forma direta e indireta contribuem para que o programa seja um sucesso.

Agradeceu também ao presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas -CONEN, Neirival Pedraça, pelo apoio integral aos participantes da 1ª Conferência Internacional de Treinamento do D.A.R.E. (Drug Abuse ResistenceEducation) em Orlando Flórida, que aconteceu no período 9 a 12 de julho deste ano.

No Brasil o Programa Educacional de Resistência às Drogas – Proerd é a adaptação brasileira do Programa norte-americano.

O principal objetivo de os oficiais terem participado da conferência foi a necessidade constante de atualização dos currículos do Programa. Com a participação na 31ª Conferência, as novidades dos currículos poderão ser transmitidas aos demais instrutores. Além disso, os oficiais puderam apresentar a proposta para que o Estado de Rondônia se torne Centro de Treinamento do D.A.R.E.

O Proerd é um programa essencialmente preventivo ao uso de drogas e à contenção da violência. Tem como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes em nosso meio.

Programa é desenvolvido nas escolas públicas e particulares para alunos do 5º e 7º ano fundamental por policiais militares fardados e devidamente treinados para esta atividade. As instruções aplicadas, tem como objetivo fazer com que o aluno desenvolva habilidades que o permitam conduzir sua vida de maneira segura e saudável.

Fotos00067Fotos00100Fotos00123Fotos00255Fotos00261Fotos00317Fotos00360Fotos00463Fotos00470Fotos00499

Fotos00113

Temas como Responsabilidade, Risco e Conseqüência, Bullying, Pressão dos Colegas, são tratados em sala de aula.

Fonte: Aluna a cabo PM Cláudia – P-5/2º BPM

Jornalista Lenilson Guedes