Proerd coloca mais de 300 longe das drogas em evento realizado na capital

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.55.12

WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.56.03

O evento foi realizado na Escola Lídia Jhonson localizada no Bairro Costa e Silva, Zona Norte de Porto Velho, que cedeu gentilmente o espaço para a realização do evento. Na formatura foram certificados 320 alunos das turmas dos 5º anos das Escolas Públicas do Município; “Maria Isaura, Nações Unidas e São Pedro” com a Aplicação do Programa através da Metodologia “Caindo na Real” tendo como instrutora a aluna a cabo PM Elinete.

O Proerd é uma adaptação brasileira do programa norte-americano “Drug Abuse Resistence Education”– D.A.R.E, que foi implantado na país em 1992 pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e hoje é trabalhado em todos os Estados.WhatsApp Image 2018-12-08 at 16.53.47

O Proerd tem caráter social e preventivo e consistem em um esforço cooperativo entre as Polícias Militares, Escolas e Famílias, com o objetivo de dotar jovens de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável sem drogas e violência. Durante os 10 encontros em sala de aula os alunos tiveram a   oportunidade de receber instruções de forma cativante, descontraída e lúdica, sobre como resistir às diferentes pressões para o consumo de drogas. Vale destacar que o Programa tem se mostrado eficiente para a reflexão, discussão e prática de valores morais, éticos e sociais voltados à prevenção do problema das drogas em nossa sociedade.

A mesa de honra foi composta pelas diretoras das respectivas Escolas sendo que a Diretora da Escola Maria Isaura, professora Aparecida ao fazer uso da palavra destacou que as atividades desenvolvidas pelo Proerd têm relevância para toda a seqüência de vida dos alunos.

– Esta é uma fase muito importante do desenvolvimento das crianças, que é a fase da pré-adolescência. Além disso, é o último ano deles enquanto alunos da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de um conhecimento muito importante para eles, especialmente pela fase que passarão a viver, com a troca da escola e, muitas vezes, de colegas.

A adolescência não é uma fase fácil, são muitas descobertas, e saber dizer não as drogas na hora certa é muito importante. Estiveram também prestigiando o evento o Coordenador do Proerd tenente PM Dias e Márcia do Núcleo de Saúde Escolar da Semed.

Fonte e foto Proerd

Jornalista Lenilson Guedes