Operação final de ano seguro. Reunião define planejamento da PM para aumentar policiamento no final de ano

Coube ao coordenador de Policiamento Operacional, coronel PM Borges Lessa, apresentar as ações preventivas e repressivas que serão executadas neste período em todo o Estado.

O coronel PM Pachá, informou que a atuação ocorrerá de forma integrada, com a disponibilização do efetivo dos comandos regional e especializado e utilização de análise criminal e inteligência para a definição de prioridade. As estratégias incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas; bloqueios em locais críticos; atividades com grande quantidade de efetivo, podendo ser integrada, em locais críticos; policiamento ostensivo a pé e policiamento motorizado. Além disso, as rondas e atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente nas áreas residenciais, nos bairros em municípios rondonienses.

Para o coronel PM Sávio Antiógenes Borges Lessa a PM vai realizar o policiamento ostensivo geral, ambiental e de trânsito nos diversos eventos referentes aos festejos natalinos e de final de ano, comuns aos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, a fim de proporcionar e ampliar, a sensação de segurança pública, através de ações e operações planejadas, levando-se em consideração as peculiaridades do referido período de festejos, principalmente no que se refere a crimes contra a vida e ao patrimônio, ainda, com especial atenção aos crimes de trânsito, principalmente no que se refere à combinação álcool e direção veicular.

No primeiro momento a Polícia Militar planeja um policiamentos voltado para as áreas comerciais, bancárias e turísticas das localidades (grande fluxo de pessoas devido aos recebimentos de pagamentos, compras e passeios); com os processos de policiamento de PO à pé, rondas motorizadas (veículos, motos), bicicletas, embarcações, aeronaves, sendo imprescindível um estudo através da utilização da ferramenta análise criminal e inteligência para a definição de prioridade.

E, já neste período e depois, os trabalhos da Polícia Militar se serão voltados para as áreas residenciais e turísticas das localidades (período de férias: passeios turísticos e viagens dos moradores deixando suas residências desocupadas), por meio de processos de policiamento de PO à pé, rondas motorizadas (veículos, motos), bicicletas, embarcações, aeronaves.

Jornalista Lenilson Guedes

Fotos soldado PM Edixon