Coube ao coordenador de Policiamento Operacional, coronel PM Borges Lessa, apresentar as ações preventivas e repressivas que serão executadas neste período em todo o Estado.
O coronel PM Pachá, informou que a atuação ocorrerá de forma integrada, com a disponibilização do efetivo dos comandos regional e especializado e utilização de análise criminal e inteligência para a definição de prioridade. As estratégias incluem pontos de estacionamento em locais e horários de grande circulação de pessoas; bloqueios em locais críticos; atividades com grande quantidade de efetivo, podendo ser integrada, em locais críticos; policiamento ostensivo a pé e policiamento motorizado. Além disso, as rondas e atendimento de ocorrências continuarão sendo realizados normalmente nas áreas residenciais, nos bairros em municípios rondonienses.
Para o coronel PM Sávio Antiógenes Borges Lessa a PM vai realizar o policiamento ostensivo geral, ambiental e de trânsito nos diversos eventos referentes aos festejos natalinos e de final de ano, comuns aos meses de dezembro de 2018 e janeiro de 2019, a fim de proporcionar e ampliar, a sensação de segurança pública, através de ações e operações planejadas, levando-se em consideração as peculiaridades do referido período de festejos, principalmente no que se refere a crimes contra a vida e ao patrimônio, ainda, com especial atenção aos crimes de trânsito, principalmente no que se refere à combinação álcool e direção veicular.
No primeiro momento a Polícia Militar planeja um policiamentos voltado para as áreas comerciais, bancárias e turísticas das localidades (grande fluxo de pessoas devido aos recebimentos de pagamentos, compras e passeios); com os processos de policiamento de PO à pé, rondas motorizadas (veículos, motos), bicicletas, embarcações, aeronaves, sendo imprescindível um estudo através da utilização da ferramenta análise criminal e inteligência para a definição de prioridade.
E, já neste período e depois, os trabalhos da Polícia Militar se serão voltados para as áreas residenciais e turísticas das localidades (período de férias: passeios turísticos e viagens dos moradores deixando suas residências desocupadas), por meio de processos de policiamento de PO à pé, rondas motorizadas (veículos, motos), bicicletas, embarcações, aeronaves.
Jornalista Lenilson Guedes
Fotos soldado PM Edixon