A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil. Foi adotada pelo Decreto Nº 04, de 19 de novembro de 1889, dia em que passou a ser comemorado o Dia da Bandeira.
A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”. As cores “branca”, significa o desejo pela paz, o “azul”, simboliza o céu e os rios brasileiros, o “amarelo”, simboliza as riquezas do país e o “verde”, simboliza a rica floresta brasileira. Na bandeira brasileira ainda estão 27 estrelas que representam os 26 estados e o Distrito Federal do país.
O hasteamento da Bandeira Nacional foi feito pelo coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Ele falou da importância deste símbolo nacional e da frase inspirada pelo positivista Augusto Conte “Ordem e Progresso”, o amor por princípio, a ordem por base.
O comandante disse ainda que a última modificação feita na Bandeira Nacional foi na década de 90 quando foram adicionadas as estrelas correspondentes aos Estados de Rondônia, Amapá, Roraima e Tocantins.
O Sub Tenente Valle, praça mais antiga da Ajudância Geral da PMRO e classificado no comportamento “Excelente”, procedeu à incineração da Bandeira Nacional que, devido ao tempo de uso, tornou-se inservível.
Ao final a tropa, desfilou em continência à Bandeira Nacional.
Fotos soldado PM Jordan
Jornalista Lenilson Guedes