Segundo o coordenador da fase presencial do CAS, capitão PM, Adenilson Silva, o curso conta com a participação de 31 2º sargentos que participarão de aulas nos próximo 50 dias, com previsão de conclusão no dia 21 de dezembro. Antes, os sargentos passaram por atividades com o módulo composto por 4 disciplinas disponibilizadas na plataforma de Ensino a Distância da Policia Militar.
Durante a fase presencial do CAS PM 2018, explica o capitão, serão ministradas 12 disciplinas teóricas e práticas, que somadas com as disciplinas executadas na modalidade de Ensino à Distância, totalizará 485 horas de atividade de ensino.
O governador fez uma breve explanação dos resultados positivos que o governo tem alcançado nos últimos meses e chegou a citar o fato do Estado ter corrido o risco de ter de volta cerca de 700 militares que tinham sido transpostos para o quadro da União, mas, após várias idas a Brasília o problema foi resolvido. O mesmo tempo, Daniel Pereira destacou os participantes do curso pela dedicação e esforço, parabenizando os sargentos pela ampliação de conhecimento.
Segundo destacado pelo comandante geral da PM, o CAS visa aperfeiçoar, através de uma contínua formação e qualificação, os policiais militares para ascenderem à graduação de primeiro-sargento, objetivando o aprimoramento da personalidade e evolução intelectual do militar.