A nova função habilita o coronel a realizar exames dos demais pilotos em suas Licenças e Habilitações de Instrutor de Vôo de Helicópteros (INVH), de Aeronaves Monoturbina (HMNT) e de Aeronaves de Motor Convencional (HMNC), sendo o primeiro piloto de helicóptero com este credenciamento no Estado de Rondônia.
O credenciamento está previsto em Instrução Suplementar da ANAC (IS Nº 00-002), que estabelece padrões de exames de proficiência de pilotos como o objetivo de estabelecer os procedimentos administrativos e padrões técnicos aplicáveis aos exames de proficiência para concessão e revalidação de licenças, habilitações e certificados de pilotos, tendo como responsabilidade primária o zelo pela segurança do sistema de aviação civil brasileira.
A realização dos exames de proficiência é uma atividade de grande importância à segurança e qualidade do sistema de aviação. Por isso, o examinador deve agir com profissionalismo, alto nível de conhecimento e absoluta convicção da importância de sua função, para que saiba manter sua integridade técnica nos momentos de adversidades.
A ANAC requer que os examinadores mantenham padrões exemplares de profissionalismo, integridade e ética; exerçam com diligência suas atribuições de acordo com a legislação; avaliem adequadamente os candidatos; promovam na aviação uma cultura de constante estudo, pesquisa e capacitação; realizem, adequadamente e no prazo, previsto todos os procedimentos administrativos aplicáveis aos exames que conduzirem e relatem com detalhamento e precisão os resultados dos exames que conduzirem a fim de auxiliar a ANAC a monitorar os padrões de segurança da comunidade de pilotos.
O Estado de Rondônia possui quinze pilotos de helicóptero na aviação de segurança pública, na qual todos poderão ser avaliados e terem suas licenças e habilitações revalidadas no Estado, sem a necessidade de se deslocarem para outros Estados da Federação, trazendo agilidade no processo e economia para os cofres públicos.
Ao atuar como Examinador Credenciado, o TEN CEL PM LOPES assume uma posição de destaque na comunidade de aviação e torna-se capaz de influenciar positivamente a habilidade, os conhecimentos, comportamentos e atitudes dos demais pilotos.
“São dez anos dedicados à Aviação de Segurança Pública com, aproximadamente, duas mil horas de vôo como comandante de aeronave e instrutor de vôo. Quero aqui agradecer a Deus, a minha família, aos meus amigos do NOA/SESDEC e ao Estado de Rondônia por mais esta importante conquista profissional”, disse o Examinador tenente coronel PM Carlos Lopes Silva.
Jornalista Lenilson Guedes