O coronel PM Rildo parabenizou o trabalho realizado pelo tenente coronel PM Azevedo tendo em vista as melhorias na estrutura da sede da Companhia e as demais realizações, trazendo conforto e segurança nas atividades desempenhadas pelos policiais militares alí lotados.
“Primeiramente quero agradecer a Deus pelo direcionamento de minhas decisões, proteção no cumprimento desta missão, sem os quais não teria alcançado este momento”, disse o tenente coronel PM Azevedo. Para ele, a vida é feita de fases e hoje, se encerra esta que teve início no dia 5 de maio de 2010.
A Companhia é responsável pelo policiamento nos presídios e outros “pela manutenção dos infratores da lei dentro dos presídios, evitando que venham a aterrorizar os cidadãos de vem. “Peço aos senhores que transmitam aos demais policiais militares que estão na folga ou no cumprimento da escala os meus agradecimentos”.
O novo comandante da Companhia de Guarda
O capitão PM Wilton Nascimento Amorim (DIREITA) é natural de Vitória, Espirito Santo. Filho de Wilson José da Silva Amorim e Laurecy Nascimento Amorim. Casado com a senhora Larisa de Oliveira Nunes Amorim e pai de Samily de Oliveira Nunes Amorim.
Bacharel em Educação Física pela Faculdades Integradas Espírito Santenses – ES.
Formação Militar
Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva NPOR – 38º BI em Vila Velha, Espírito Santo. Curso de Formação de Soldados na PMES, Curso de Adaptação de Oficiais da Polícia Militar de Rondônia.
Cursos de Especializações
Curso Estadual de Policia Comunitária, Curso de Tiro Defensivo Método Giraldi, Estágio de Patrulhamento Tático em área de risco, Curso de Negociador Policial, Estágio de Patrulhamento Tático Motorizado, Curso de Mediação de Conflitos, 56º INC Força Nacional.
Medalhas
Mérito Batalhão Rondon, Governador Jorge Teixeira
Funções exercidas
Comandante da 1ª e 2ª companhia do 1º BPM, Comandante do pelotão da Força Tática do 1º Batalhão, chefe da Divisão Operacional do 1º e 4º Batalhões, subcomandante do 1º Batalhão e Coordenador Adjunto a CRP I.
Elogio consignado pelo Coordenador Regional de Policiamento I, Tenente coronel PM Frederico Corrêa ao tenente coronel PM Azevedo.
É por reconhecimento de mérito que me refiro elogiosamente ao tenente coronel PM RE 6561-0 André Roberto de Azevedo (FOTO ESQUERDA) por ter, durante o período em que comandou a Companhia Independente de Policiamento de Guarda, dentre outras realizações: 1. Reavivado o moral da tropa através do convencimento em torno da sua importância no contexto da execução penal e da Segurança Pública; 2. Harmonizado o uso do uniforme na OPM; 3. Consolidado uma rotina eficiente para o funcionamento da escolta de presos e para a segurança das audiências das varas criminais da comarca de Porto Velho; 4. Reformado as instalações da sede da Companhia, incluindo a construção do alojamento feminino, há tempos reivindicado pelas policiais militares.
Com o apoio da SEJUS, construiu a base PM no Presídio Ênio Pinheiro e outras melhorias nas instalações do complexo penitenciário, as quais eram ocupadas pela sua tropa. Tais esforços foram fundamentais em resgatar um ambiente salutar, capaz de orgulhar os seus policiais militares em pertencerem a uma unidade digna de respeito e importância institucional.
Militar exigente manteve a disciplina da tropa em excelente nível, fato reconhecido pelo comando da Corporação. Outra virtude do tenente coronel PM Azevedo é o seu inesgotável senso colaborativo, sempre esteve disponível em apoiar as missões empreendidas pela Coordenadoria Regional de Policiamento 1, a exemplo do planejamento e execução do policiamento destinado à passagem da “Tocha Olímpica” por Porto Velho no ano de 2016, no qual este nobre oficial comandou pessoalmente o grupo de motociclistas que faziam a segurança do itinerário do deslocamento, bem como nas operações de revista nos presídios com o apoio da 17ª Bda Inf Sl.
Outra atuação memorável do tenente coronel PM Azevedo ocorreu por ocasião da greve dos agentes penitenciários em dezembro de 2015, momento em que foi convocado pelo comandante geral para ser interventor do presídio José Mário Alves da Silva, acumuladamente com a função de comandante da Cia Ind Pol Gda, missão recebida sem qualquer tipo de ponderação e cumprida com a eficiência que lhe é peculiar. Por estas e tantas outras realizações, ficam registrados nossa admiração, reconhecimento e respeito por tão aquilatado Oficial PM.
Que o Altíssimo o conserve sob bênçãos e reserve ainda mais sucesso em sua nova missão. (INDIVIDUAL)
Fotos Edileusa
Jornalista Lenilson Guedes