Comandante Geral visita CTPM II em Jaci-Paraná

visita

O Comandante parabenizou pelo trabalho desenvolvido e os resultados alcançados e falou sobre a importância do trabalho realizado pelos professores e toda a equipe agradecendo o comprometimento e dedicação que todos da equipe têm para com os alunos e a instituição. Destacando a importância dos colégios militares para a sociedade, bem como a interação e aproximação que eles fazem entre a Polícia Militar e a sociedade.visita5

O comandante participou da formatura matinal. A aluna do 7º ano, Maria Eduarda, fez a apresentação do colégio ao Comandante Geral, que não poupou elogios durante sua fala aos alunos e a instituição, que em apenas quatro anos de funcionamento se transformou em uma Escola de referência no Estado, com alunos se destacando em âmbito nacional e internacional, e devido ao sucesso e aos excelentes resultados alcançados originou mais 4 colégios militares no estado, replicando o mesmo modelo ali existente.

Horta

A diretora Geral, capitã PM Ossuci, apresentou ao comandante os vários projetos realizados na instituição e toda a estrutura disponível para o ensino aprendizado dos alunos tais como: A horta geométrica, onde os canteiros são construídos com garrafas pet e em formato de figuras geométricas, onde os alunos cultivam verduras e hortaliças para complementar a merenda escolar e tem aulas de ciências a matemática, pois a horta funciona como um grande laboratório aberto.

Orquidário visita8

O orquidário, outro espaço também utilizado nas aulas, impressiona pela beleza e segundo a diretora, todas as mudas colecionadas alí foram trazidas por alunos e são eles que zelam e cultivam as plantas. A sala de aula aberta, um espaço agradável, aprazível, que nada mais é que um jardim com balanços e chapéu de palha, onde os alunos têm aulas de leitura, história, e outras disciplinas. Um espaço utilizado somente para aulas, sendo permitida a entrada do aluno somente com o professor.

Quadra

A quadra de esporte onde acontecem as aulas de educação física e o projeto das escolinhas esportivas, onde os alunos vem no contra turno para participar das escolinhas de jiu-jitsu, futebol, vôlei, basquete, tênis de mesa e atletismo, isso sem qualquer custo para o aluno. Segundo a capitã Ossuci, o colégio está iniciando este ano o projeto da escolinha de futebol para crianças de 08 a 12 anos, aberto também para a comunidade de Jaci e adjacências. Os treinamentos acontecem no campo da pista de atletismo do Colégio.

Banda visita17

A instituição também possui uma corporação musical, composta por uma Banda Marcial, uma Fanfarra, Corpo Coreográfico e Pelotão de Elite, onde os alunos diariamente, também no contra turno, tem as aulas teóricas e práticas. Em todos os projetos aplicados há a exigência de nota, caso o aluno em alguma disciplina não alcance a média fica suspenso das atividades até conseguir se recuperar. A instituição ainda oferece aulas de reforço no contra turno e existe uma competição interna que premia os alunos melhores leitores. O ranking fica exposto na biblioteca e é acompanhado diariamente pelos alunos, o que gera uma acirrada competição saudável entre os alunos.

O comandante conheceu a mesa de medalhas e troféus onde ficam expostas todas as conquistas dos alunos do colégio, em seguida deslocou-se para o Distrito de Nova Mutum Paraná, para conhecer o Centro de Ciências e Tecnologia do CTPM-Jaci, o centro será inaugurado ainda este semestre, é um local direcionado para a pesquisa e extensão dos alunos do CTPM-Jaci, que vem se destacando na área de ciência e tecnologia desde o ano de 2015 com alunos premiados nacionalmente e no âmbito internacional.

Estrutura

A capitã Ossuci explicou ao Comandante Geral, coronel PM Ronaldo, que após a inauguração os alunos terão à disposição: um laboratório de engenharia de alimentos, um laboratório de ciências, dois laboratórios de robótica, um laboratório de informática avançada, um auditório, refeitório. A estrutura e todo o equipamento de última geração está sendo patrocinado pela Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, o comandante destacou a importância do centro para os alunos do colégio, que será a única instituição no estado a possuir um local construído e direcionado somente para pesquisa e extensão dos alunos do ensino fundamental e médio, parabenizando a gestora pela capacidade de trabalhar com parcerias e a concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau pela iniciativa em apoiar integralmente projetos na área da educação.

CCTvisita10

O diretor administrativo da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, Júlio Freitas, presente à visita, lembrou que procurou a capitã Ossuci no final de 2017, com a proposta de criar uma extensão do CTPM-Jaci em Mutum-Paraná, fez a proposta de criação do Centro de Ciências e Tecnologia para que os alunos desenvolvessem seus projetos, já que tinham que se deslocar até a Universidade Federal de Rondônia para fazê-lo.

Segundo ele “A proposta de criação do Centro de Ciência e Tecnologia e o nome escolhido pela Cap. Ossuci, teve aprovação imediata do diretor-presidente do grupo, Vitor Paranhos, o trabalho de gestão feito no colégio é de muita qualidade, uma experiência de sucesso, uma gestão de resultados. A proposta foi muito bem acolhida e apoiada pelo grupo, que vem acompanhado o excelente trabalho de gestão que vem sendo realizado pela diretora a frente da instituição desde 2014, e os resultados que dispensam comentários”.

O comandante acompanhou a formatura do período da tarde, conversou com alguns alunos, assistiu à apresentação da Banda de Música, e da fanfarra do colégio, sendo presenteado com uma tela pintada por alunos da instituição.visita2visita3visita4visita6visita7visita9visita11visita12visita13visita14visita15visita16

Fonte tenente PM Ossuci – Aline Alves

Fotos subtenente PM Sérgio