Governador Daniel Pereira presidiu a troca de comando na PM e falou de iniciativas para enfrentar a criminalidade

passagemcapa

Governador

O governador reiterou que o ex-comandante Ênedy prestou uma grande contribuição à corporação. Ao novo comandante, coronel PM Mauro Ronaldo Flores Correa, Daniel Pereira agradeceu por ter aceitado “o desafio de prestar serviço ao estado no comando da instituição”.

O ex-governador Confúcio Moura, a quem Daniel Pereira sucede, foi citado três vezes no discurso do governador. Disse que herdou a “missão quase impossível” de dar prosseguimento à gestão de Confúcio, mas salientou que os mecanismos criados pelo antecessor devem facilitar o trabalho.

Causa e efeito

“Precisamos combater a causa, não o efeito”, sustentou Daniel Pereira ao apontar a evasão escolar como uma das origens da elevação dos índices de violência no país. Ele propôs que professores, orientadores e diretores mantenham rígido controle da frequência escolar dos alunos e indicou que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) está concluindo um mecanismo que facilitará estas observações.

“Trata-se de uma preocupação de cuidar bem da nossa população. Então, nós temos alguns policiais militares, civis, bombeiros, profissionais da Polícia Técnica que não estão em atividades fins e que não estão ocupando cargo superior. A eles, nós pedimos que retornem à corporação e venham nos ajudar a reforçar essa missão difícil que é defender a população”, enfatizou o governador.

Tecnologia

A intervenções para assegurar a segurança ao cidadão, segundo o governador, passam pela tecnologia e vários caminhos serão tomados para que isto ocorra.

Sob aplausos, ele anunciou que estes meios possibilitarão a delegados de polícia atender mais de uma delegacia e, desta forma potencializar o aproveitamento dos profissionais em outras áreas mais carentes. Os policiais militares, também utilizarão tecnologia oferecida pelo Tribunal de Justiça, que elimina papel e caneta. Os feitos dos policiais serão transmitidos com agilidade para o delegado plantonista ao Judiciário.

Novo comandantepassagem7

O novo comandante destacou a escolha e o trabalho realizado para chegar ao projeto que começa a ser implantado. “Resta a nós fazermos com que os índices de criminalidade no estado de Rondônia sejam reduzidos. Para isso, estamos com a nossa tropa, a melhor tropa de policiais militares do Brasil, pronta para as missões e colocar os projetos em práticas”, ressaltou o coronel Ronaldo.
O coronel PM Mauro Ronaldo Flores Correa, (direita) é gaúcho, 51 anos e ingressou na PM de Rondônia há 24 anos. É bacharel em Direito, ocupou vários cargos na corporação e uma longa lista de cursos de qualificação. Foi subdiretor da Diretoria de Ensino e chefe da área de Projetos da Diretoria de Apoio Logístico e Administrativo da PM. Também atuou como gerente da Integração de Segurança Pública da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec). E Assessor Militar junto ao Tribunal de Justiça de Rondônia.

Lema

Pouco depois de tomar posse no comando da instituição, anunciou que lema é “lealdade, disciplina e constância” e pediu o compromisso da tropa nesta missão.

Ex-comandantepassagem 13

O ex-comandante Ênedy Dias relata que sai com a sensação de dever cumprido. “A sensação é de ter me esforçado ao máximo para cumprir nossa missão, era sonho ser comandante-geral. Quero agradecer ao nosso ex-governador Confúcio Moura e ao governador Daniel Pereira, que possibilitou que houvesse essa passagem de comando, e desejo muito sucesso ao coronel Ronaldo, um oficial da Polícia Militar, e que todos estão em boas mãos”.

Palavras de despedidasPalavras de despedidas

passagem2passagem4passagem6passagem8passagem9passagem10passagem11passagem1passagem12

Fotos subtenente PM Sérgio e jornalista fotográfico Ésio Mendes

Jornalistas Nonato Cruz e Lenilson Guedes