Polícia Militar de Rondônia

ACIA faz reivindicações ao Comandante Geral da PM

acia

Em nome da classe empresarial, comercial e de toda a comunidade cacoalense, o ofício cobra o aumento do efetivo policial “para que possa inibir e eliminar atuações criminosas que estão afligindo a comunidade e aterrorizando a classe empresarial, criminalidade essa, que aumenta a sensação de insegurança e provoca o descontentamento da sociedade em geral”, diz trecho do oficio entregue nas mãos do comandante geral da PM.

De acordo com o documento, a Acic tomou a iniciativa devido à preocupação com a proporção que as ocorrências estão tomando em Cacoal, o que afeta a classe dos comerciantes e a população como um todo. O ofício destaca ainda “o aumento significativo de crimes contra o patrimônio, especificamente, os crimes com a utilização de violência, pois os criminosos tem voltado suas ações à prática de roubos, subtraindo coisa alheia móvel mediante violência ou grave ameaça”.

Para justificar o pedido, além do aumento do número de ocorrências policiais, a Acic, CDL, OAB e Abraseldestacam o aumento da população de Cacoal e a abrangência da atuação do 4º BPM, cuja sede está em Cacoal, mas que atende, ao todo, 13 municípios da região. “É sabido que no ano 2000, a população era de 73.569 habitantes; hoje estamos com 87 mil habitantes. No que tange a policiamento ostensivo, realizado pela Polícia Militar, em 2002 eram seis setores de policiamento, hoje são apenas três setores. Ou seja, razões inversamente proporcionais: a população aumenta enquanto o efetivo policial diminui. O que tem contribuído para o aumento da criminalidade”.

Adiante, o ofício destaca ser de conhecimento geral da classe empresarial que a Polícia Militar conta com apenas 54% do efetivo previsto para um município do porte de Cacoal. “É de conhecimento geral que o foco do Governo é com conflitos existentes na região do Vale do Jamari. Em contrapartida, o 4º BPM, cuja base está localizada em Cacoal, congrega treze municípios e três distritos, que arrecadam juntos 43 milhões de reais”.acia 2

Por fim, após o anúncio da formação de 300 novos policiais formados pela PM de Rondônia, a classe empresarial solicitou, por ofício, que 30 novos policiais sejam destacados para atuarem na cidade de Cacoal. Contudo,Acic, CDL, OAB e Abrasel não deixaram de frizar que a solicitação de 30 novos servidores fica longe do que é considerado o adequado, que seria um incremento de 90 policiais para atender a cidade, mesmo tendo em vista que o número considerado ideal para um município do porte de Cacoal seja de 200 novos policiais. Ou seja, dentro das possibilidades da Polícia Militar do Estado de Rondônia foram solicitados apenas 30 novos policiais, sendo que o mais adequado nesse momento sejam 90 e mesmo que o número ideal fosse 200 novos policiais para o 4º Batalhão.

O ofício foi assinado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Cacoal, Delmar Sepp, e entregue ao comandante geral da Polícia Militar de Rondônia, Coronel Ênedy Dias, na última quarta-feira, dia 28, durante solenidade de formatura de novos cabos. (Tribuna Popular)

Fonte: Redação Tribuna Popular

Jornalista Lenilson Guedes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *