Uma história para a Polícia Militar
Frase dita pelo Comandante Geral PM Coronel Ênedy Araújo, elencando uma infinidade de benefícios assegurados pelo governador do Estado, durante o seu Comando na Corporação. De acordo com ele, foi feita a supressão das classes dos soldados PM, passando a existir apenas SOLDADO PM, a autonomia financeira da Corporação, realinhamento dos salários na Polícia Militar, o DERSO – Diária Especial de Reforço do Serviço Operacional, gratificação de fiscalização de trânsito, o primeiro emprego para os jovens, no SAV – Serviço Administrativo Voluntário.
Para o coronel, a separação dos quadros – estadual e federal – criação do Quadro Especial, Regulamentação dos policiamentos especializados: Operações Especiais, PATAMO e Forças Táticas, regulamentação do Uniforme da PM, o Decreto inovador autorizando a PMRO a registrar o TCO – Termo Circunstanciado de Ocorrências. Foram outras conquistas, assim como o fluxo de carreira que alcançou 5.981 promoções. Com 8.424 condecorações, promoções por bravuras e pós-morte.
De acordo com o coronel Ênedy, ainda no governo de Confucio Moura e em seu Comando, todos os Cursos da PM foram realizados, tais como Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, Curso de Formação de Oficiais, Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Curso de Formação de Cabos, Curso de Formação de Soldados, sendo este, a partir de agora, com requisitos para ingresso na PM. Para soldado PM Curso Superior em qualquer área e, para oficial, a exigência do curso de Direito.
Ainda foram criados os Colégios Tiradentes, em Jaci-Paraná, Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná e Vilhena. Além do Proerd 100 por cento, a Polícia Mirim, PM na Escola e Escola na PM. “Já que não somos eternos, que Deus nos permita viver o melhor da vida, amar o melhor do amor e ser feliz com as maiores alegrias. E que apesar de não sermos eternos, sejamos inesquecíveis”, disse Ênedy Araújo, que agradeceu ao governador as conquistas da Corporação, dizendo que o governador Confúcio Moura será inesquecível para a Polícia Militar do Estado de Rondônia.
O governador foi agraciado com um quadro onde presta continência à Polícia Militar.
O evento contou com a presença de todos os coronéis e os comandantes das Unidades da Polícia Militar em todo Estado.
A escolta do material que veio de Brasília teve como comandante o capitão PM Suffi, chefe da escolta o capitão PM Pontes, ose policiais militares cabo PM Roger, Aluno a Cabo PM Sales e Erisson, Soldados Canterle e R. Reis.
Fotos soldado PM Edileusa
Jornalista Lenilson Guedes