Governo do Estado promove mais de 400 soldados a cabo PM

1J8A1355

1J8A1444Representando o governador do Estado, o Secretário adjunto da Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Luiz Roberto de Matos falou da importância da graduação e o constante aperfeiçoamento que vem sendo realizado a policiais militares na Corporação. Este segundo passo acima, na hierarquia militar já se configura como uma responsabilidade maior, haja vista as decisões que serão tomadas e a condução de frações a que esteja sob sua liderança.1J8A1405

O coronel Ênedy ressaltou o compromisso feito pelo governador Confúcio Moura em dá fluxo a carreira militar e permitir que Cursos fossem realizados. Anunciou também edital para formação de mais 151 cabos na Polícia Militar. Ele fez uma retrospectiva dos cursos realizados durante o governo Confúcio Moura. Por isso nosso, disse, “nosso agradecimento ao governador por ter atendido aos pedidos da Corporação, como também ao coronel BM Caetano, da Sesdec” que tem dado apoio para que os Cursos e as promoções possam ser realizadas.

Na Ordem do Dia, o Diretor de Ensino, tenente coronel PM Alexandre disse que o cabo PM é aquele que deve liderar sua fração pelo exemplo, é aquele que tem a admiração e a credibilidade de seus subordinados, por estar junto e compartilhando cada dificuldade enfrentada. Ao cabo, observou, também é exigido coragem, moral, para fazer cumprir suas determinações e fiscalizar com afinco e retidão com que cada militar deve respeitar as normas.

Aos promovidos lembrou o diretor de Ensino dos passos na Academia e o que há de vir. Um caminho árduo está por vir, decidir vidas não é trabalho fácil, mas ao tornarem-se cabos, os senhores reafirmam o compromisso com a hierarquia e a disciplina, pilares da carreira militar. Do mesmo modo, ratificam valores como coragem, lealdade e honra, indispensáveis ao exercício profissional.

“Lembrem-se de todas as dificuldades enfrentadas para que chegassem até aqui e façam valer a pena essa nova e nobre jornada que hora se inicia”.

Promoções

Ao todo foram 5.036 promovidos. 250 oficiais superiores, 116 oficiais intermediários, 492 oficiais subalternos, 104 praças especiais, 370 subtenentes , 2.317 sargentos, 1.387 cabos; 11 post-mortem, 27 por bravura.

Cursos

Quanto aos Cursos foram 105 no CFO – Curso de Formação de Oficiais, 191 no CAS – Curso de Aperfeiçoamento de Sargento, 1,224 no CFS – Curso de Formação de Sargentos, ( 271 no ano passado, sendo o maior Curso de Formação da Polícia Militar), 1.739 no Curso de Formação de cabos e 635 no Curso de Formação de Soldados, em 2012 e 2016.

Ainda foram realizados Curso de Operações Especiais (duas turmas), Curso de Operações de Choque (três turmas), 1º PATAMO – Patrulhamento Tático Móvel.

De acordo com o Comandante Geral foram realizados no mesmo período os Cursos de Policiamento de vias híbridas, Operações não Letais, Condutor de Cães, Policiamento Ambiental, Motociclista, Especialização em Trânsito, Mediação de Conflitos.

1J8A1482

Capitão PM Sallé, diretor adjunto da DE e coordenador do Curso

1J8A12511J8A12541J8A12681J8A12941J8A13031J8A13111J8A13291J8A13391J8A13831J8A14671J8A15291J8A15871J8A1249

Fotos soldado PM Edileusa