O Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel BM Lioberto Caetano, o prefeito de Nova Mamoré, Claudionor, o coronel BM Chianca, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado, o corregedor geral da Polícia Militar, coronel PM Alexandre Almeida, o Coordenador Regional de Policiamento I, tenente coronel PM Frederico Correia, tenente coronel PM Azevedo, Comandante da Companhia de Guarda, o tenente coronel PM Marcos Freire, Comandante do 1º Batalhão, entre outros convidados participaram do evento.
Mesmo estando ausente da transmissão do cargo, depois de 2 anos e 4 meses a frente do Batalhão, o coronel PM Guilande enviou mensagem revelando que muitos foram os desafios, as dificuldade a serem superadas, porque a missão precisava ser cumprida, e segundo ele, foi. “Chegou o grande momento, a hora de partir, a hora de olhar para trás e assistir o filme da carreira militar”.
Segundo ele, ao assumir o cargo, notou a necessidade de melhorias, desde a escalas de serviços, ao sistema de Internet “extremamente lento, inseguro, ineficaz” , mas com a parceria junto ao Juizado Especial foi possível implantar uma Internet potente e capaz de atender plenamente as necessidades do Batalhão.
Um dos eixos de seu Comando foi o incentivo ao Proerd, atingindo cerca de 400 alunos. Levou o Proerd, algo inédito em nível nacional até a aldeia indígena Diolinda, as margens do rio Mamoré. Hoje, posso dizer “fizemos aquilo que tinha que ser feito, fizemos o eu foi possível. E agradeço aos oficiais e praças do Batalhão que fizeram o máximo para um bom comando”.
Elogio
O coronel PM Lauri Guilande, depois de mais de 31 anos de serviços prestados a sociedade do Estado, deixa um legado de relevantes feitos no campo da Segurança Pública, por todas as organizações policiais militares pelas quais serviu, disse o tenente coronel PM Frederico Correia, coordenador Regional de Policiamento I, em elogio consignado ao então Comandante do 6º Batalhão que ora deixa o cargo.
De acordo com o CRP I, o coronel Guilande teve uma dedicação impar à causa policial que pode ser dimensionada pela lista de referencias elogiosas que constam em seu histórico profissional e conseqüentemente, pelas altas comendas que lhes foram outorgadas. Elencou os projetos o Bem Contra o Mal, que promoveu maior interatividade com a população, Operação Fronteira Mais Segura, com ênfase no combate ao tráfico de drogas, o Proerd indígena, entre outros.
Oriundo da arma de Infantaria do Exército Brasileiro, natural de Porto Velho, Rondônia, o novo comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, tenente coronel PM Odinelson Gomes Braga, ingressou na Polícia Militar de Rondônia em 1998, sendo declarado aspirante a oficial PM em 25 de fevereiro de 1999. Foi promovido ao posto de tenente coronel PM por merecimento em dezembro de 2017.
Ele já exerceu funções na Diretoria de Ensino da Polícia Militar, em Porto Velho, no 3º Batalhão, em Vilhena, 1º e 5º Batalhões em Porto Velho, 6º Batalhão em Guajará-Mirim. Possui 59 elogios consignados em seus assentamentos profissionais. Possui as Medalhas do Mérito Policial Militar, Mérito do Trânsito, Batalhão Rondon, Jubileu e 40 anos da Polícia Milita, Mérito Colégio Tiradentes e Mérito Governador Jorge Teixeira de Oliveira.
Foi comandante do pelotão Ostensivo de Trânsito em Guajará-Mirim, Comandante de várias Companhias em Unidades da capital e interior, Ajudante geral, adjunto da Coordenadoria Regional de Policiamento I, adjunto da Coordenadoria de Planejamento Operacional.
Possui, entre outros, os Cursos de Adaptação de Operações na Selva, Explosivos e Munições, Técnicas de Ensino, Multiplicador Nacional de Polícia Comunitária, Preservação da Vida, método Giraldi, Defesa Pessoal, Estágio de Caçador Militar, Curso de Técnicas de Imobilização.
Fotos subtenente PM Sergio
Jornalista Lenilson Guedes