Polícia Militar de Rondônia

3º BPM: Policiais Militares do Cone Sul são habilitados a utilizar nova tecnologia da PMRO

1 2

As instruções foram ministradas pelo Subcomandante do 3º BPM, Capitão PM Diego Batista Carvalho e auxiliado pelo monitor o Aluno a Cabo PM Marcos Backes Rocha, totalizando 11 dias de treinamento nas localidades de Cabixi, Colorado do Oeste, Cerejeiras, Pimenteiras do Oeste, Corumbiara, Chupinguaia, Novo Plano, Guaporé, Boa Esperança, Nova Conquista e Vilhena.

O Capitão PM Carvalho explica que a tecnologia de ponta implantada no 3º BPM terá tablets embarcados na viatura com diversos recursos como consulta a bancos de dados, câmeras de monitoramento interligadas ao sistema funcionando em tempo real, assim como ao registrar um boletim de ocorrência o policial poderá anexar fotos, áudios ou vídeos e imprimir o boletim no local, utilizando uma impressora móvel.

A tropa, segundo o instrutor, estava curiosa para conhecer a nova tecnologia. “Pelo que pude perceber durante as instruções houve uma aceitação muito boa do novo sistema, principalmente no tocante à lavratura dos boletins de ocorrência”, ressalta Capitão Carvalho.

O participante da instrução, Tenente PM Eduardo Nicácio Chagas explicou que uma das vantagens oferecidas com a implantação do novo sistema é a redução de custos do Estado. “Como será utilizada a tecnologia embarcada, ou seja, tudo por meio do tablet no local da ocorrência haverá a economia de papel e de combustível que seria usado no deslocamento até uma base ou à Unisp para confeccionar a ocorrência”, observa o militar.

Outra vantagem, segundo Tenente Eduardo, é que o policial vai receber a ocorrência georreferenciada, já que o sistema vai direcionar a rota mais rápida para chegar ao local da ocorrência.

O Cabo PM Felipe de Lima Souza, também participante da instrução, explicou que o sistema é um facilitador do trabalho policial. “Vai ser uma ferramenta muito importante para o andamento do serviço e uma grande vantagem é a celeridade do registro da ocorrência, que pode ser feito no local”, diz Cabo Felipe.

O novo sistema será de grande importância tanto ao serviço operacional quanto ao serviço administrativo, proporcionando agilidade e precisão dos dados.1 21 copy10

Assessoria do 3º BPM

Jornalista Sandra Belli

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *