Estiveram presentes o general de brigada José Eduardo Leal de Oliveira, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, o Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar coronel BM Demargli Farias, coronel PM Sávio Lessa, Coordenador de Recursos Humanos, coronel PM José Hélio Pachá- Coordenador de Policiamento Ostensivo, Comandantes, Diretores e Chefes de Organizações Policiais Militares, tropa de oficiais e praças da Corregedoria Geral, servidores civis e familiares do oficial substituído.
Ao fazer uso da palavra o coronel PM Costa, destacou os avanços obtidos em sua gestão com a redução no registro de crimes militares e transgressões da disciplina, dando ênfase as atividades de prevenções que foram realizadas junto as Organizações Policiais Militares, tais como seminários, visitas de correição e elaboração de diretrizes e resoluções especificas sobre temas afetos a eventos de maior incidência e de ofensa a ética policial militar.
Reiterou as palavras ditas em várias instruções e palestras: “Peço a todos os policiais militares que mantenham sempre o fiel propósito de serem bons, honestos, não preconceituosos, tolerantes, façam as coisas certas e empreguem a sociedade o seu melhor. Nunca percam o freio moral que é a sua família”
Destacou os Princípios Constitucionais da hierarquia e disciplina, e os contidos no artigo 37 da Constituição Federal: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência; os quais devem ser sempre observados e relembrados todos os dias.
Disse que a Polícia Militar é forte, pois temos uma Corregedoria Geral forte, imbuída da missão de manutenção do poder disciplinar. E é importante que se dê continuidade nas ações e recomendações propostas.
Ao final agradeceu ao Comando Geral pelo apoio e pediu que todos os policiais militares mantenham inabalados os princípios da hierarquia e disciplina; e desta forma a Corporação continuará a realizar os serviços operacionais e administrativos com o êxito que hoje se observa. Desejou votos de sucesso ao coronel PM Fábio na relevante função de Corregedor Geral.
Fez ainda uma grande referência elogiosa a todos os oficiais e praças da Corregedoria Geral. Ao término da formatura houve o descerramento da foto do coronel PM Vanderley da Costa na importante galeria de ex-Corregedores da Polícia Militar do Estado de Rondônia, função que exerceu de 01 dez 2016 a 27 de fev. de 2018.
O coronel PM Costa passa a exercer a função de Assessor Militar da Polícia Militar junto ao Tribunal de Justiça do Estado.
Aluno a cabo PM Gleison Simplicio
Jornalista Lenilson Guedes