O governo de Rondônia lançou juntamente com Comando da Polícia Militar o projeto PM-RO Mobile, que visa a integração de operações da Polícia Militar e a agilidade no atendimento à população.
A capacitação foi distribuída em três (03) encontros, sendo apresentado pelo cronograma desde da abordagem inicial, os conceitos, exemplificações, as infrações penais a serem atendidas com a utilização dessa ferramenta, até as considerações operacionais para lavratura do TCO, com a prática de simulações de ocorrências e preenchimento com a utilização do manual.
Este instrumento tem como objetivo uma maior agilidade no atendimento, menor tempo de resposta, maior eficiência, e um processo mais dinâmico. De dentro da viatura será possível fazer o registro de diversas ocorrências, que em outras ocasiões era necessária uma viatura se deslocar até uma Delegacia.
A ferramenta vai permitir também, que o cidadão consulte as informações em tempo real. E para a administração, irá permitir que o fluxo de informação ocorra de forma dinâmica, e a Polícia Militar terá uma forma de coleta, de processamento e de geração de informações em tempo real, tanto para o planejamento estratégico, tático e operacional. Representando um grande avanço para todas as partes envolvidas no acontecimento registrado.
Ao fim da qualificação, o policial militar deverá estar habilitado com os problemas que surgirão na sua atividade profissional e integrado com os órgãos que compõem a Segurança Pública, tudo no intuito de melhor servir e proteger a sociedade.
Fonte e fotos Karoline Nava – 3ª Cia PO Fron/ 4º BPM
Jornalista Lenilson Guedes