Essa iniciativa é fruto de uma audiência pública realizada no município no final do ano passado, mais precisamente no mês de dezembro 2017, e que contou com a presença de várias autoridades e representantes de classe do município, no intuito de melhorar a segurança pública e, consequentemente o aumento de efetivo para que possam dar maior segurança à população.
A ida dos vereadores até a capital do Estado para manter audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar se deu após uma reunião realizada na última segunda feira no Gabinete da Presidência da Câmara Municipal e, que contou com a presença da maiorias dos vereadores e o Comandante da 4ª Cia de Polícia do município, Capitão Clodomar José Rodrigues que informou, que por uma vontade política do Exmo. Sr. Governador Confúcio Moura, todo projeto para a transformação da Companhia em Batalhão, já estaria sendo engendrada e que maiores informações deveriam ser dadas através do Comando Geral em Porto Velho.
Na Audiência realizada na manhã desta quarta feira o Comandante Geral coronel Enedy Dias de Araujo, informou aos Vereadores que todo Projeto está pronto e que um novo Organograma deverá ser decretado pelo Governador do Estado em curto espaço de tempo, transformando de vez a 4ª Cia de Polícia Ostensiva em 10ª Batalhão de Polícia Militar, o que na prática faz com que o Comandante não precisa mais se reportar ao Batalhão de Cacoal e, sim diretamente ao Comando da Policia Militar em Porto Velho, passando a ter um diálogo direto para a solução dos problemas e a necessidade da instituição.
Outro ponto que facilitará o trabalho é o fato de que transformado em Batalhão o mesmo poderá abrigar até 200 policiais, sendo que hoje em dia o número de policiais é de apenas 81, número inclusive maior do que o previsto para a Companhia. Na verdade não será apenas o Município de Rolim de Moura que poderá ter o aumento de efetivo, mas também os demais municípios que fazem parte da Zona da Mata.
“Com a transformação em Batalhão e consequentemente o aumento de efetivos, o município poderá contar com o Policiamento Rural, uma das reivindicações do Legislativo, haja vista, que a situação geográfica do município não é difícil de ter esse tipo de policiamento, o que só não foi feito até agora por falta de efetivo”, disse o Capitão Rodrigues durante reunião no Gabinete.
Inforondonia.com
Jornalista Lenilson Guedes