4º BPM abraçou a Campanha “Janeiro Branco”

marcia5

Durante as paradas diárias de troca de serviço, minipalestras foram proferidas pela Ten PM Psicóloga Márcia, com o intuito de estimular nos Policiais e Bombeiros Militares, bem como funcionários civis, uma reflexão introspectiva sobre: o sentido e o propósito de suas vidas; a qualidade dos seus relacionamentos tanto consigo como com os outros; como andam as suas emoções, pensamentos e comportamentos hoje, e se, a realidade vivenciada atualmente é condizente ao almejado no passado, ainda quando eram crianças ou adolescentes; o quanto o indivíduo é agente atuante ou expectante; como se dá a resolução dos seus conflitos internos e externos; se os planos e metas traçados são possíveis ou não de serem realizados e/ou conquistados e o que é preciso mudar para que isso se concretize; e, o que é necessário fazer para se ter uma boa saúde mental.

Mais de 150 profissionais lotados nas cidades de Cacoal, Pimenta Bueno e Rolim de Moura foram alcançados com a ação que ao fim trazia a mensagem “Cuide da pessoa mais importante da sua vida: Você!”.

Saúde Mental

marciacapaEngana-se aquele que conota o termo saúde mental apenas a ausência de transtornos ou distúrbios que comprometem as pessoas psicológica e/ou mentalmente.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o termo saúde mental é “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade”. Porém, esta definição não é oficial, pois ela sofre alterações de lugar para lugar, sob o ponto de vista cultural, subjetivo e por teorias concorrentes.

Já para o psiquiatra Sérgio Luiz Lorusso, saúde mental é “o equilíbrio emocional entre o patrimônio interno e as exigências ou vivências externas. É a capacidade de administrar a própria vida e as suas emoções dentro de um amplo espectro de variações sem contudo perder o valor do real e do precioso. É ser capaz de ser sujeito de suas próprias ações sem perder a noção de tempo e espaço. É buscar viver a vida na sua plenitude máxima, respeitando o legal e o outro. É estar de bem consigo e com os outros. Aceitar as exigências da vida. Saber lidar com as boas emoções e também com as desagradáveis: alegria/tristeza; coragem/medo; amor/ódio; serenidade/raiva; ciúmes; culpa; frustrações. Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário”.

Origem e histórico da Campanha “Janeiro Branco”

A campanha “Janeiro Branco” surgiu no ano de 2014, no Estado de Minas Gerais, por idealização do psicólogo Leonardo Abrahão. Segundo ele, muitas pessoas ao findar de cada ano fazem uma retrospectiva de tudo aquilo que vivenciaram, sentiram e alcançaram, ou não, no ano que se finda, ao mesmo passo que já fazem um prospecto daquilo que aspiram para o próximo ano. Assim, neste viés de introspeção e autoavaliação que permeia o indivíduo no ato simbólico da passagem de ano, ele viu a possiblidade de montar uma campanha, inspirada no “Outubro Rosa”, para ajudar as pessoas a pensarem nas suas vidas do ponto de vista do autoconhecer-se e, assim, melhorar os seus relacionamentos, atitudes e comportamentos.

Quatro anos após a sua criação e ainda em constante construção, a campanha ganhou o Brasil e outros países dedicando colocar os temas da Saúde Mental em máxima evidência em prol da prevenção ao adoecimento emocional da humanidade. Afinal, “quem cuida da mente, cuida da vida!”.marciacap

Atendimentos psicológicos no 4º BPM

Sabe-se que os profissionais da segurança pública, no exercício de suas profissões, estão diuturnamente no enfrentamento de “batalhas” em um cenário estressante, violento e sujeitos à inúmeros riscos. Para tanto, o apoio psicológico se torna um aliado importante na preparação para essas rotinas estressantes. Portanto, a aceitação ainda continua sendo pequena por causa do estigma de quem procura atendimento psicológico é louco.

Com a finalidade de quebrar este paradigma, foram distribuídos após as minipalestras folders com o informativo com algumas informações sobre quando procurar um psicólogo.

Além disso, o Setor de Psicologia da Formação Sanitária do 4º BPM já está oferecendo atendimentos psicológicos aos Policiais e Bombeiros Militares que assim desejarem. Para marcar uma consulta ou dirimir quaisquer outras dúvidas, basta entrar em contato direto com a Ten PM Psicóloga Marcia, por telefone ou por aplicativo de envio de mensagens instantâneas (WhatsApp).marciamarcia2marcia3

Texto: Formação Sanitária do 4º BPM – Cabo PM Maicon

Fotos: Formação Sanitária do 4º BPM