Polícia Militar de Rondônia

Batalhão de Polícia Ambiental, em Candeias do Jamari, prepara Centro Temático para receber visitas de estudantes

Batalhão-da-Polícia-Ambiental 26.01.18 Foto Daiane-Mendonça-15

O Cetea fica localizado dentro da área do BPA, no meio da floresta e conta com quatro salas temáticas que retratam através das pinturas nas paredes os recursos hídricos, biodiversidade, poluição e cidadania ambiental.  O local abriga um viveiro de essências florestais e uma trilha de apoio às atividades de educação ambiental. O centro também serve de apoio para cursos, seminários e visitas técnicas.

Das atividades realizadas no Cetea o comandante do BPA, capitão PM Washington, destacou as palestras nas salas temáticas com ênfase na preservação da natureza, a importância dos animais silvestres, o impacto da poluição dos rios e lagos, a coleta e separação de lixo, entre outros temas. Também o teatro de fantoches em alusão ao Dia da Árvore, a exposição permanente de animais empalhados, trilhas ecológicas, plantio de mudas e atividades recreativas.

“Temos no Cetea uma exposição com cerca de 20 animais empalhados como a paca, tatu, bicho preguiça, cabeça de onça, jacaré, coruja, através da técnica taxidermia que consiste em montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo que preserva as características do animal, para parecer natural. Todos os animais foram capturados na natureza em situações de crimes ou vítimas de maus tratos”, explicou capitão Washington.

Segundo ele, os policiais do BPA também realizam diversas atividades em instituições pública e privada. No ano passado foram atendidas as Faculdades Uniron e Faro, o Instituto Chico Mendes (ICMbio), a empresa Votorantim; e também foram realizadas exposições no Porto Velho Shopping, no Espaço Alternativo e no Orgulho do Madeira; e as blitze em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Candeias do Jamari (Sema), entre outras atividades.

O viveiro de mudas faz parte do Centro de Reflorestamento de Áreas Desflorestadas (CRAD) na mesma área onde funciona o Centro Temático de Educação Ambiental. No local são feitas as mudas e o BPA repassa as pessoas que procuram o batalhão. No ano passado foram mais de 15 mil mudas doadas de 66 essências diferentes, entre elas de buritis, ipê, piquiá, copaíba, açaí, beneficiando 59 entidades. “Para manter o viveiro a gente pede doações de insumos necessários para o plantio. Mas essa doação nós pedimos somente das pessoas ou instituições que pegam grandes quantidades de mudas”, explicou o comandante do BPA.

Texto: Marilza Rocha

Foto: Daiane Mendonça

Jornalista Lenilson Guedes

Secom – Governo de Rondônia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *