Encerradas atividades do semestre do projeto Dó Ré Militar

DÓ RÉ MI-18

A Do Ré Militar é coordenada por policiais militares da Ajudância Geral e Banda de Música da Instituição. Cerca de 80 alunos participaram da Escola este semestre. Todos se formaram em musicalização infantil, Teoria Musical básica, e aulas básicas de instrumentos populares ( Violão, Teclado, Contrabaixo Elétrico, Bateria e Flauta doce). O sargento PM Mus. Botelho fez o encerramento falando sobre a importância da criança e adolescente ter iniciativa musical.

Projeto Dó Ré MilitarDÓ RÉ MI-3

Projeto Dó Ré Militar da PMRO, tem como foco a interação social entre a comunidade e a Polícia Militar, através do ensino da música, com aulas de musicalização infantil, incluindo a teoria musical básica. Em 2017, houve um acréscimo em aulas e em alunos. Proporcionalmente o seu tamanho, que eram cinco meses para 40 alunos (projeto inicial e executado em março 2015), para nove meses em dois períodos e 100 alunos ( cinco meses teoria musical básica e musicalização, e quatro meses instrumentação popular experimental), colocando em prática, a segunda parte do que foi planejado pela equipe elaboradora do Projeto.

Integrantes do Projeto

Os policiais militares todos músicos que são instrutores, 2º sargento PM Ferraz, 2º sargento PM Quelson, 2º sargento PM Botelho, 2º sargento PM Cleiton, 2º sargento PM Márcio Henrique e contando com a colaboração incansável do 2º sargento PM  César Henrique. A  Segunda parte dá a oportunidade de experimentarem os instrumentos musicais populares do nosso Brasil – Violão, Teclado(piano), bateria, contrabaixo elétrico e flauta doce.

O sargento PM Mus. Botelho, disse, no encerramento do semestre que recebeu convite do capitão  PM Glauber Souto, ajudante Geral da PMRO, “refleti por alguns dias, mas avaliando a necessidade exposta pelos que estavam dentro do projeto até àquela presente data, aceitei o convite e retornei as atividades, ensinando teoria musical básica, que ora tinha sido instrutor quando iniciamos no ano de 2015”.

Em 2017

No decorrer deste ano, disse ele, conseguimos concluir a musicalização de novos integrantes, e agora estamos concluindo a prática instrumental, com o objetivo alcançado de fazer o aluno conhecer o instrumento e, caso desejar seguir os estudos, estar preparado para ingressar em qualquer escola de música adequada para a sua evolução, assim aproveitando todo o conteúdo que foi ensinado aqui no Projeto Dó Ré Militar da PMRO.

A músicaDÓ RÉ MI-4

O sargento PM Botelho enfatizou que a música é uma arte, que combina sons, dispostas de forma horizontal e vertical proporcionalmente dentro de um enquadramento rítmico, esta, em outras palavras, é a definição de música, segundo Bohumil Med, o mais conhecido autor de teoria musical.

Mas não é somente isso para se fazer música, observou, é preciso que o executor faça-o com dedicação e carinho, forte e suave, virtuoso e larguíssimo, tudo isso resumindo em uma palavra: “ESTUDAR”. Sem isso, o aprendiz não atinge o seu objetivo, o músico não consegue atingir a perfeição (ou próximo dela), o médico não saberia curar, o professor não saberia ensinar… Nesse contexto, percebe-se que não há objetivo alcançado sem o devido estudo.

Uma mensagemDÓ RÉ MI-6

Assim, é visível que estudar música requer uma mente disposta, pois é necessário que para tocar piano, o músico precisa sentir cada dedo de suas mãos tocando as teclas, precisa ouvir cada som executado pelas teclas observando a afinação de cada uma delas, olhar o posicionamento dos seus antebraços a fim de melhorar a execução, controlar a respiração para sincronizar as frases melódicas dentro do tema musical, contudo, sem o Estudo adequado, nada disso é alcançado.

Então, concluiu ele “a mensagem final para todos os alunos: Estudem, Estudem e Estudem, pois aqui é só o começo para todos vocês”.

Agradecimentos

“Agradeço a Deus todo Poderoso, pela oportunidade de estar a frente do Projeto Dó Ré Militar da PMRO, aos pais ou responsáveis dos alunos, que acreditaram em minha pessoa por deixarem seus filhos participarem do projeto, aos meus Superiores Hierárquicos, que permitiram que eu e todos os colaboradores do projeto pudéssemos trabalhar de forma correta, aos pares e subordinados, por estarem somando comigo, de forma voluntária, o andamento do projeto Dó Ré Militar da PMRO” finalizou o sargento PM Mus. Botelho.DÓ RÉ MI-12DÓ RÉ MI-16DÓ RÉ MI-20DÓ RÉ MI-31DÓ RÉ MI-38DÓ RÉ MI-87DÓ RÉ MI-89DÓ RÉ MI-90DÓ RÉ MI-91DÓ RÉ MI-93DÓ RÉ MI-93 1DÓ RÉ MI-94

Fotos aluna a cabo PM Raicinaluz Coeli

Jornalista Lenilson Guedes